Conferência vai debater os direitos das crianças e adolescentes em Alvorada

Este será o sexto ano em que é promovida a caminhada contra o Trabalho Infantil | Foto: CCS / Arquivo / OA
Este será o sexto ano em que é promovida a caminhada contra o Trabalho Infantil | Foto: CCS / Arquivo / OA

Os direitos das crianças e dos adolescentes serão debatidos a partir desta quarta-feira (10) em Alvorada. As atividades, que seguem até sexta-feira (12), contam com debates sobre a maioridade penal, o combate ao trabalho infantil, além da realização da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Maioridade Penal – Punir os efeitos ou prevenir as causas”, uma audiência pública vai ocorrer nesta quarta, às 19h, na Câmara de Vereadores. O debate é organizado pelo Legislativo em parceria com a secretaria de Juventude, Esporte e Lazer. A atividade é aberta para a comunidade.

Nesta quinta-feira (11), a prefeitura e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promovem a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A programação, que inicia às 8h, terá como palestrante o professor de Direitos Humanos do IPA, doutor e mestre em Sociologia e especialista em Segurança Pública, Marcos Rolim.

O tema central do debate é Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes. A conferência acontece no salão da Igreja Missão Carismática Internacional do Rio Grande do Sul (rua São Borja, 134). Durante o encontro, delegados serão eleitos para representar Alvorada na conferência regional que acontece no segundo semestre, em Porto Alegre.

Caminhada contra o trabalho infantil
Cerca de mil pessoas são esperadas para a 6ª Caminhada em Prol da Erradicação do Trabalho Infantil, promovida na sexta-feira, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Com o tema “Todos juntos Contra o Trabalho Infantil”, a saída da caminhada ocorre da praça central João Goulart às 8h30min.

A atividade deve contar com representantes das escolas municipais, a Polícia Militar Mirim, escoteiros, APAE, Associação Rede Divina Providência de Ação Social e Cidadania e crianças do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Em 2012, a caminhada reuniu 500 pessoas

Fonte: O Alvoradense