Um evento promovido na quinta-feira (2) pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores e que contou com a parceria do Conselho Municipal de Educação (CME) e da Secretaria de Educação (Smed), trouxe para Alvorada Regina Scherer, ex-presidente do CME de Porto Alegre e doutora em Educação pela Ufrgs.
Ela foi a palestrante da audiência pública que debateu o projeto de lei 019/2016, que institui o Sistema Municipal de Ensino em Alvorada. O vereador Juliano Marinho, presidente da Comissão de Educação, a secretária da Smed, Clair Gabana, e o presidente do CME, Fabio Mariano, compuseram a mesa.
Para um pequeno público, composto por professores, diretores de escola, vereadores e membros da Secretaria, a professora falou da importância do município estar de acordo com as bases da educação nacional, pois o Sistema Municipal de Ensino tem a competência de credenciar, normatizar, autorizar e supervisionar não só as instituições mantidas pelo município, como também as de educação infantil privada.
Ressaltou a importância da lei do Sistema Municipal de Ensino incluir as prerrogativas do CME, o que possibilita uma boa gestão.
Ao final de sua explanação ela respondeu alguns questionamentos e se colocou a disposição para auxiliar sempre que possível. “Essa é a forma que encontro de retribuir a formação que tive na rede pública brasileira”, ponderou.
Fonte: O Alvoradense