A Famurs promove nesta semana o 1º Congresso de Mulheres com o tema “Empoderamento nas políticas públicas e na sociedade”, o evento trata de questões como desenvolvimento da autonomia, participação política e ações de prevenção e combate à violência doméstica.

“Nós precisamos somar forças e estar unidas para nos protegermos. Nós, prefeitas, somos o elo com a sociedade, a justiça, a segurança, o legislativo. Ligamos toda essa rede” 

Reflete a prefeita de Cristal e Coordenadora do GT Mulheres Famurs, Fábia Richter.

Nesta quinta-feira, o painel “Violência doméstica – ações de prevenção e combate” marca o início das atividades com a participação da promotora pública Ivana Battaglin, a ex-diretora de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania do Ministério da Educação Cláudia Pereira Dutra, o coordenador da Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência Contra a Mulher, deputado estadual Edegar Pretto, a coordenadora da Mulher de Santana do Livramento, Luciana Larruscahim, a deputada federal Maria Rosário e a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul, Nadine Anflor.

Às 14h, a vice-prefeita de Canoas, Beth Colombo, a secretária de Justiça e dos Direitos Humanos do RS, Maria Helena Sartori, a presidente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, deputada estadual Stela Farias, e Diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, Salma Valencio, participam do painel “Mulheres fazendo política para as mulheres”.

Na última atividade do evento, a prefeita de Cristal e coordenadora do GT Mulheres da Famurs, Fábia Richter, e a escritora Martha Medeiros participam, a partir das 17h, de um talk show.

Todas as atividades são realizadas no Teatro Dante Barone / Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101/ 1º andar – Centro Histórico de Porto Alegre/RS).
Para participar, basta doar, no local de credenciamento do evento, um produto de higiene (creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador e absorvente). As doações serão entregue posteriormente a instituições de acolhimento às mulheres vítimas de violência. A inscrição pode ser feita no site. 

9h – “Violência doméstica – ações de prevenção e combate

 

13h30 – Apresentação Cultural

14h – “Mulheres fazendo política para as mulheres”

16h – Assinatura do Protocolo de intenções entre a FAMURS e os presidentes dos partidos políticos com o objetivo de incluir nos planos de governo políticas públicas para as mulheres

16h30 – Aprovação da carta de preposições de adesão das prefeitas, vice prefeitas e mulheres da administração municipal ao GT Políticas Públicas para as Mulheres da FAMURS

17h – Coffe Break

17h30 – Encerramento

Comentários