No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) quer alertas sobre prevenção da hipercolesterolemia (aumento do colesterol no sangue) considerada um dos principais fatores de risco para infarto agudo do miocárdio e de acidente vascular cerebral (derrame) isquêmico. Ambos se enquadram no grupo de doenças cerebrovasculares, que são as que mais matam no Brasil e no mundo.

O que é?

O colesterol é um lipídio essencial para o bom funcionamento do organismo, mas, se consumido em excesso, torna-se perigoso. Existem dois tipos de colesterol:

“ruim” (LDL): o LDL que deposita o colesterol nas paredes das artérias e pode desencadear problemas cardiovasculares.

“bom” (HDL): o HDL é quem o remove o colesterol de lá, e leva o leva para o fígado ou recicla para o novo.

A ingestão elevada de gordura saturada aumenta os níveis sanguíneos de LDL, e reduz os níveis de HDL.

Não é necessário excluir a gordura saturada da alimentação, mas sim consumir em quantidade certa e dentro de uma alimentação prudente e com um acompanhamento médico

Os alimentos considerados os vilões do colesterol são: bacon, chantilly, biscoitos amanteigados, pele de aves, camarão, queijos amarelos, carnes vermelhas “gordas” e creme de leite. A carne vermelha pode estar presente no cardápio, mas deve ser contrabalanceada com as ‘brancas’ como de peixe e ave, e principalmente sem gordura. Assim como a pele do frango, ela também deve ser eliminada.

Os alimentos isentos de colesterol são os de origem vegetal. Estão na lista: ameixa preta, couve-flor, mamão, amora, damasco, mandioca, azeite de oliva, ervilha, pão integral, pera, cenoura, pêssego, feijão, e vegetais folhosos. Um ponto crucial está nas gorduras Trans que são encontradas em alguns produtos industrializados e acabam elevando o LDL e reduzindo o HDL, colesterol considerado bom para o organismo.

As atividades físicas, quando feitas com regularidade, também ajudam a controlar os níveis do colesterol. Praticar esportes como natação, corrida, futebol, bicicleta e tênis elevam o colesterol bom e contribuem na redução do colesterol ruim.

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