Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

Comemoramos hoje, 11 de agosto, o dia do Advogado. A data marca a criação do primeiro Curso de Direito no Brasil, ainda por D. Pedro I, fixando este dia como marco da advocacia.

Do mesmo modo, em relação à data, quem nunca ouviu falar do famigerado “dia do pendura”? Tratava-se de uma brincadeira (saudosa brincadeira), onde os acadêmicos e advogados circulavam por restaurantes “pendurando” as contas, recaindo as despesas por contas dos donos dos estabelecimentos, que admitiam a prática, e, de certa forma, garantiam clientes por longo tempo. Verdade que nos dias atuais ficam as histórias, a clássica lembrança, sem, contudo, persistir a prática, embora por vezes isoladamente verificada pelo país a fora.

Dentro da perspectiva do exercício da profissão, contudo, enalteço a indispensabilidade do advogado e da advogada à administração da justiça, sendo os profissionais invioláveis por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Trata-se, aliás, de preceito expresso no art. 133 da Constituição Federal.



Não há justiça sem advogado!!!

E neste dia emblemático, fala aqui, antes de um representante da classe, o Advogado por convicção, que nutre um amor imensurável por esta profissão.

Ao mesmo tempo, não há como afastar a paixão pela profissão, da relação com todos os colegas, que atuam diuturnamente na defesa de seus clientes. Fazemos parte de um coletivo, e quando pensamos assim, somos ainda mais fortes!

Advogados e Advogadas, parabéns!

E antes que esta felicitação reflita uma mera lembrança e destaque ao dia de hoje, eu vos convido para que se aprofundem um pouco mais, isso porque a menção aos parabéns, indubitavelmente, vai muito além.

Parabéns meus colegas, dignos homens e mulheres de ordem, por tudo que enfrentam no dia a dia. Parabéns por serem corajosos, briosos e valorosos profissionais. Ao enfrentarem diariamente problemas que passam pela morosidade do judiciário ao sucateamento da máquina pública, transitando ainda por todas as dificuldades sociais inerentes às relações humanas, isso os torna ainda mais dignos de carregarem a frente dos seus nomes, o título de ADVOGADO(A).

Enquanto profissionais do direito temos a responsabilidade de defender a Constituição e o Estado Democrático. Contudo, junto a isso, temos o DIREITO de termos as nossas prerrogativas respeitadas, sendo imunes a quaisquer atitudes que nos limitem enquanto operadores imprescindíveis à consecução da justiça.

Os tempos são difíceis e me filio a todos nesta jornada de intensa reflexão, mas, sobretudo, alertando para não perdermos de vista a importância da advocacia nas grandes conquistas da sociedade, quando sempre somos chamados para fazer a diferença.

Dirijo-me também, de forma muito especial, aos meus colegas de ordem. Nossos diretores, conselheiros e membros de comissões. Fazemos junto um trabalho voluntário, sem remuneração e de muita dedicação. Acertamos, erramos, mas especialmente compartilhamos nosso tempo tentando dar nossa contribuição. Abrimos mão de mais tempo nos nossos escritórios, e por vezes com nossas famílias, pensando no crescimento e fortalecimento da instituição, em favor da classe. Tentamos sempre acolher da melhor forma nossos pares, sem perder de vista ainda a iniciativa de dar a devida contribuição à sociedade, e hoje, de forma muito especial, dentro das escolas.

São muitos os desafios, que superamos dos escritórios aos corredores forenses, mas que apesar do árduo trabalho e intenso cansaço, renovamo-nos quando vemos a satisfação do direito. E isso nos reforça e nos ergue de tal forma, que seguimos. Prosseguimos nosso caminho, mesmo diante daqueles, que resistentes à advocacia, quando violados no seu direito, recorrem a um Advogado, portador da incumbência de ser um bravo defensor de direitos.

E é dentro desta perspectiva que, além do simples registro, reitero aqui a todos os colegas o desejo de um FELIZ DIA DO ADVOGADO a todos vocês, certo de que somos essenciais à democracia e ao Estado de Direito, e imprescindíveis para o estabelecimento do equilíbrio social.

*Advogado
Presidente da OAB/RS – Subseção de Alvorada

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

Comentários