Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

O final de semana foi movimentado em Alvorada. Com iniciativa inovadora, o Sport Club Internacional, em seu CT localizado no município, organizou a Copa Josimar de futebol sub – 11 e conquistou o 1º título do ano no futebol brasileiro. O futebol 9, característico por suas dimensões reduzidas no campo, foi a novidade e a sensação da competição.

Promovendo uma verdadeira festa para (e pela) criançada, esta modalidade experimental contou com clubes como Palmeiras, Criciuma, Chapecoense, Atlético Paranaense e claro, o Internacional, que conquistou o título da competição.

Fonte: assessoria imprensa Internacional
Fonte: assessoria imprensa Internacional

PENTACAMPEÃO ALVORADENSE

A presença ilustre na competição, ficou por conta do pentacampeão com a Seleção Brasileira na Coreia / Japão em 2002, o craque Ricardinho.

Tive o privilégio de ter sido convidado para prestigiar a competição, mas realizado, principalmente, pela possibilidade de um bom papo de bola com o craque ex Corinthians Ricardinho.

O pentacampeão que veio prestigiar o filho “do meio”, o zagueiro do Atlético Paranaense Bernardo de 11 anos, também acompanhou os passos do filho mais velho Bruno, estagiário na comissão técnica da equipe paraense.

whatsapp-image-2017-01-09-at-15-19-22

Ricardo, que parou de jogar há quatro anos pelo Bahia e hoje atua como treinador, avaliou a competição e sua inovadora modalidade durante nossa conversa: “A possibilidade de socializar as crianças é fundamental e valoriza o espírito desportivo e também de cidadão. É fundamental antes de competir, aprender respeito e coleguismo entre os atletas mirins, e isso se aprende desde essa categoria.”

whatsapp-image-2017-01-09-at-15-19-50

O ex meia da seleção também falou o quão fundamentais são as novas regras para as crianças, já que possibilita aos atletas mirins mais tempo de bola em um campo reduzido do que se a metragem original fosse respeitada.

“Na Europa já se pratica muito esse tipo de jogo, a dinâmica fica maior e se respeita os limites físicos destas crianças, que futuramente podem ou não se tornarem atletas. Em São Paulo, alguns clubes juntamente com a federação Paulista e numa iniciativa do tetracampeão Mauro Silva, também se utilizaram de testes como este aqui do Internacional. Um grande passo para a modernização da categoria de base, que na minha avaliação poderia ser assim ate o sub – 13”, avaliou Ricardo.

EXEMPLO PARA OS CLUBES DA CIDADE

whatsapp-image-2017-01-09-at-15-20-35
Fonte: assessoria imprensa Internacional

Confesso meu encantamento com a competição, que serve de exemplo para os “dirigentes” dos clubes e projetos sociais de Alvorada. Futuramente os campeonatos organizados pelo novo secretário de esportes, Alcides Bolico, podem copiar este formato e terão certamente sucesso entre a gurizada, inovando também as competições municipais.

Em tempo:

A necessária discussão e debate do futebol e da socialização da criança deve ser promovido entre a sociedade e o poder público, o quanto antes. A nova gestão dos esportes em Alvorada não pode furtar-se deste compromisso, pois está em pauta (e em jogo) o futuro de nossas crianças.

Alvorada precisa inovar e nada mais adequado do que aproveitar o que está dando certo na Europa e hoje aqui em nosso reduto, ou seja, valorizar iniciativas de sucesso.

Aguardamos!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comentários