Alvorada deve entrar na rota das manifestações

Alvorada não deve passar imune à onda de manifestações contra a qualidade do transporte público que varre o país desde a semana passada.

Já circula na internet um abaixo assinado pedindo a diminuição do valor da passagem e o aumento do desconto dos estudantes, hoje de 10% nas linhas metropolitanas.

Também pela internet um grupo organiza uma manifestação, marcada para a próxima sexta-feira, às 19h. Eles devem se reunir na Avenida Presidente Getúlio Vargas, na altura do Hipermercado BIG, na entrada da cidade. De lá pretendem partir até o Centro.

• #ProtestoAlvorada: Confira detalhes do evento

Até às 13h desta terça-feira, quase mil pessoas já tinham confirmado presença na manifestação.

A pauta de reivindicações, no entanto, deve seguir a linha do que acontece pelo país, extrapolando a diminuição da tarifa e exigindo maiores investimentos em saúde, educação e ampliação da qualidade dos serviços públicos em geral.

Tarifas em Alvorada
O reajuste das tarifas deve ficar em 1,74% nas linhas da Soul, o que deve gerar um aumento de R$ 0,05 em média. Antes de o governo federal anunciar isenção de PIS e Cofins para as empresas do setor, o índice proposto pela Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros (ATM) havia sido de 5,88%.

Até o momento não foi divulgado nenhum estudo sobre o reajuste nas tarifas da Val. Em abril, no entanto, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Schumacher (PT), havia apresentado dez projetos de lei que alteram as regras do transporte coletivo em Alvorada.

Entre os temas abordados pelo conjunto de proposições está a redução da tarifa de ônibus, hoje fixada em R$ 2,90. Segundo o projeto, o desconto é possível pela desoneração dos impostos federais que entraram em vigor no ano passado.

O projeto ainda não foi apreciado pelo Plenário.

Também em abril moradores dos bairros Porto Verde, Jardim Algarve e Jardim Porto Alegre organizaram uma manifestação pedindo melhorias nas linhas que atendem os bairros da zona Sul da cidade. Cerca de 300 pessoas participaram do ato.

Fonte: O Alvoradense