Confira dicas para chegar ao Parque Assis Brasil e visitar a 36ª Expointer

Trensurb é alternativa para ir à Expointer | Foto: Palácio Piratini/OA
Trensurb é alternativa para ir à Expointer | Foto: Palácio Piratini/OA

A abertura dos portões do Parque Assis Brasil pelo governador Tarso Genro às 9h deste sábado (24) marca o início da 36ª Expointer, que deve levar mais de 500 mil pessoas a Esteio de 24 de agosto a 1º de setembro.

• FOTOS: Veja imagens da feira
• MAPA: Localize-se no parque

Para quem pretende chegar à feira de automóvel, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dá algumas dicas de horários de deslocamento.

A melhor alternativa é organizar a ida preferencialmente depois das 9h da manhã e a volta antes das 16h30 ou depois das 20h para evitar os horários de “rush”, que ocorrem nas primeiras horas do dia, no intervalo do meio-dia e na metade da tarde.

Acesso ao parque
Conforme acordado com a PRF, os principais acessos ao parque ficaram definidos da seguinte forma:

Vindo pela BR 116 (sentido Capital-Interior), acessar a via lateral antes da Petrobras, seguir até a rótula que fica em frente ao portão principal da Petrobras, contorná-la e seguir as orientações das placas indicativas existentes no local.

Pela BR 116 no sentido Capital-Interior seguir pela pista principal da rodovia, passar em frente ao parque de exposições – o acesso ao parque sob o viaduto estará fechado na maior parte do dia. Continuar, pela via lateral, até o viaduto da RS 118 (km 254), retornar e acessar a via lateral no outro sentido, onde haverá placas indicativas para o acesso aos portões.

Em decorrência dos desvios para construção do viaduto próximo ao pórtico de Sapucaia do Sul, o acesso pela RS 118, embora possível, não será a melhor alternativa.

Vindo diretamente pela avenida Guilherme Schell, por dentro de Canoas, costeando a linha do Trensurb, chegará ao acesso para o portão 15 e 16 antes de passar pela frente do parque.

Também pela BR 116, só que no sentido Interior-Capital, siga pela pista principal, passando sobre o viaduto de acesso ao município de Esteio, vá até a saída da BR 116 para a Av. Guilherme Schell (em frente ao Parque), cruze-a e siga à direita para o acesso aos portões 15 e 16.

Vindo pela BR 116 (sentido Interior-Capital via lateral), siga até a rótula sob o viaduto de acesso a Esteio, vá pela Av. Guilherme Schell e passe pela frente do Parque para acessar os portões 15 e 16.

Confira no mapa (clique aqui para ver maior):

acesso-estacionamentos-expointer-2013-baixa

Trensurb é alternativa para ir à Expointer
Segundo a empresa, devem ser realizadas 457 viagens durante cada final de semana da feira – 109 a mais do que em dias normais. Uma empresa contratada pela Secretaria da Agricultura será responsável pela venda de ingressos em locais cedidos pela Trensurb, somente nas estações Mercado, Canoas/La Salle, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Santo Afonso (Novo Hamburgo).

Durante o evento, a Estação Esteio não venderá ingressos para o Parque Assis Brasil. A entrada custará R$ 10 para o público em geral e R$ 5 para idosos e estudantes, desde que apresentada carteira que garante a meia-entrada. A empresa pede que os visitantes comprem suas passagens para o metrô com cartões de ida e volta.

Locais de estacionamentos para automóveis próximos das estações
A partir da elaboração de estratégias de controle de acessos ao Parque de Exposições Assis Brasil – realizada pela Trensurb em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio -, a empresa divulga dados a respeito dos estacionamentos próximos às suas estações. Buscando incentivar o uso do transporte coletivo, a empresa informa que os visitantes podem deixar os automóveis nas garagens e utilizar o metrô para chegar à feira.

Confira os estacionamentos conforme a proximidade com as estações:

Mercado
Garagem do Porto – Travessa Francisco Leonardo Truda, 59. 350 vagas. Seg. a sexta: 7h às 20h, sábados das 7h30 às 18h. Lotação: 350 vagas (dispõe de 150 vagas aos finais de semana);

Garagem Mauá – Av. Mauá, 1263 (esquina General Câmara). Diariamente, 24 horas. Lotação: 150 vagas;

Estacionamento do Hotel Scala – Av. Julio de Castilhos, 34. Diariamente, das 8h às 20h. Lotação: 30 vagas;

Rodoviária
Unipark Estacionamentos – Av. Mauá, 2049 e Av. Julio de Castilhos, 602. Diariamente, das 7h às 22h. Lotação: 50 Vagas;

Farrapos/IPA
Servi Car (com segurança 24h) – Av. A.J. Renner, 112. Diariamente, 24 horas. Lotação: 60 vagas durante semana e 150 aos finais de semana;

Niterói/UniRitter
Estacionamento Taquari – Rua Boa Saúde, 40. Diariamente das 7h às 21h. Lotação: 20 vagas;

Canoas/La Salle
Garagem Milton Oliveira – Rua Fioravante Milanez, 174. Diariamente, das 7h30 às 20h. Lotação: 60 vagas;

Central Estacionamento – Rua Fioravante Milanez, 55. Seg. a sexta, das 7h30 às 23h, sábados das 7h30min às 19h. Lotação: 106 vagas;

Mathias Velho
JP Estacionamento – Av. Victor Barreto, 780. Seg. a sexta das 6h às 22h, finais de semana das 8h às 23h. Lotação: 70 vagas.

Fonte: O Alvoradense