Incêndio atinge armazém de fertilizantes em cidade catarinense

Cerca de 300 famílias deixaram suas casas em bairros por medo de elementos tóxicos na fumaça | Futo: Reprodução /  Youtube / OA
Cerca de 300 famílias deixaram suas casas em bairros por medo de elementos tóxicos na fumaça | Futo: Reprodução / Youtube / OA

Um incêndio de grandes proporções em um armazém de fertilizantes em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, está obrigando a Defesa Civil a evacuar alguns bairros próximos do local por causa da fumaça.

Segundo o órgão a fumaça não é tóxica, mas provoca irritação nas mucosas (nariz e garganta). Até o momento parte de seis bairros foram evacuados e cerca de 300 famílias foram retiradas de suas casas. Destas, 80 não tinham para onde ir foram alojadas em dois abrigos providenciados pela prefeitura de São Francisco do Sul.

De acordo com o governo catarinense as pessoas foram retiradas de suas casas por medida de precaução. Segundo nota oficial divulgada dela administração do Estado, no começo da tarde, a fumaça produzida pela explosão de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio em São Francisco do Sul (SC) não é tóxica e sim oxidante.

Quando inalada, a fumaça provoca coceira na garganta e náuseas e a orientação é para que as pessoas se afastem o máximo possível do local.

O incêndio, na Empresa Global Logística, que, que começou na madrugada desta quarta, provocou também congestionamento, pois a população assustada com o perigo de intoxicação começou a deixar a cidade em direção a outras cidades do norte catarinense. Segundo a Defesa Civil, não é preciso deixar a cidade  apenas se afastar dos bairros mais atingidos pela fumaça.

Fonte:  O Alvoradense