A Receita Federal começa a pagar nesta terça-feira (15) o quinto lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2013 (ano-calendário 2012). Outros cinco lotes residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2012 também serão pagos. O novo lote de devoluções beneficia 1,5 milhão de contribuintes, somando R$ 1,5 bilhão. No Rio Grande do Sul, serão 110 mil contemplados, com um valor total de R$ 92,5 milhões.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte pode acessar o site da Receita, consultar por meio de aplicativos para tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e iOS (Apple) ou ligar para o 146.
O dinheiro dos dois últimos lotes, o sexto e o sétimo, vai ser liberado, respectivamente, nos dias 18 de novembro, porque o dia 15 é feriado, e 16 de dezembro, porque o dia 15 cai no domingo. A consulta na internet fica disponível uma semana antes, aproximadamente, do depósito no banco. Todos os anos são liberados sete lotes regulares e o volume de cada um depende da disponibilidade do Tesouro Nacional.
AProjeções da Receita dão conta de que de 2% a 3% dos contribuintes caem na malha por erros e omissões nas declarações. Pelos cálculos do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, em 2013, o número passa de 500 mil contribuintes. Para evitar dor de cabeça no futuro, é importante que o contribuinte verifique o extrato da declaração do Imposto de Renda. Após o exame, é possível descobrir se é necessário fazer a autorregularização, já que a pendência geralmente está indicada no extrato.
AO acesso ao extrato da declaração do Imposto de Renda está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). É necessário usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, mediante a inclusão do número do recibo das duas últimas declarações, ou com o uso do certificado digital emitido por autoridade habilitada.
Fonte: Correio do Povo