O Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) determinou a implantação do sistema online Web 3.0 de encaminhamento da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em 34 municípios gaúchos.
A migração do sistema offline para online inviabilizará o encaminhamento do documento a partir da próxima quinta-feira (28) e se estenderá até o dia 10 de maio, exceto na quinta e sexta-feira (28 e 29) quando serão atendidos apenas os trabalhadores com agendamentos na Agência FGTAS/SINE TudoFácil Centro de Porto Alegre. O atendimento será retomado no dia 11 de maio.
Entre as agências do Sine que serão afetadas pela medida estão as unidades de Alvorada, Viamão e Porto Alegre (no Centro e Zona Sul).
A retirada dos documentos já emitidos segue normalmente, conforme consta no protocolo de entrega. No período, será mantida a prestação dos demais serviços oferecidos pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) nas Agências FGTAS/SINE como intermediação de mão de obra e encaminhamento de seguro-desemprego.
[wp-svg-icons icon=”file-4″ wrap=”b” color=”#dd9933″] Alvorada tem leve aumento no saldo de vagas de empregos em março
A paralisação é necessária para a migração do banco de dados. Hoje, o encaminhamento da Carteira de Trabalho é realizado através da inserção offline dos dados dos trabalhadores no sistema operado nas agências do Sine, que os enviam para confecção e conferência à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-RS).
A nova versão realiza a verificação com a base de dados da Receita Federal e dos Correios. Com a mudança, os trabalhadores terão os dados validados no ato do atendimento, e, em caso de divergência, serão orientados a retificá-los. A confecção do documento continuará de responsabilidade da superintendência, com prazo de entrega de até 15 dias úteis. Para encaminhar o documento, as unidades utilizarão kit composto por leitor biométrico para digitais, prancha para coleta de assinaturas e câmera fotográfica.
Fonte: O Alvoradense