“Palhaço assassino” em Alvorada? Boato ou verdade?

Desde o final de semana circula nas redes sociais a suposta imagem de um palhaço na região central de Alvorada

Desde o início do mês uma nova moda iniciada nos Estados Unidos se espalhou por diversas cidades do mundo: palhaços sinistros fazem aparições durante à madrugada em locais públicos e em alguns casos estão com machados nas mãos.

O site americano Heavy.com fez um levantamento de relatos de incidentes envolvendo palhaços e descobriu que houve registros em 40 dos 50 estados dos EUA.

O que parece ser uma brincadeira, contudo, começou a tomar ares mais perigosos com a confirmação de ocorrências envolvendo tiros, crimes e até mortes. No Texas e no Alabama, houve fechamento de escolas e a polícia fez uma série de prisões.

O que fazem os palhaços
Muitas das pessoas que se vestem de palhaços usam as roupas coloridas que todos nós conhecemos, mas a diferença está no uso de máscaras com expressões de terror.

Normalmente, os palhaços andam pelas ruas à noite, em parques e locais menos iluminados, de onde aparecem de forma repentina para assustar pedestres e motoristas. Uma conta no Twitter, intitulada “Avistamento de Palhaços”, tem mais de 100 mil seguidores e dezenas de fotos e vídeos feitos nos EUA e em outras partes do mundo.

Casos no Brasil
Desde a semana passada começaram a ser registrados aparições dos “palhaços assassinos” em cidades brasileiras como Belo Horizonte e São Paulo. No interior paulista um jovem chegou a ser preso.

Os boatos ganharam força nas redes sociais durante o fim de semana e, em Osasco, na Grande São Paulo, um evento chegou a ser criado com o objetivo de “caçar” os “palhaços assassinos”. Há relatos de que eles tenham sido flagrados na Lapa, em Itaquera e ainda na região da Avenida Paulista, segundo aponta o site IG.

Palhaço alvoradense?
Também desde o final de semana uma imagem circula nas redes sociais do que seria a prova de que a moda dos palhaços assassinos chegou em Alvorada. Uma pessoa vestida com roupa colorida e uma máscara sinistra aparece atrás de uma árvore no canteiro central da avenida Presidente Getúlio Vargas, próximo à Prefeitura.

Confira abaixo a imagem:

palhaco

A imagem, contudo, é falsa. Trata-se de uma montagem feita em photoshop. A imagem original é do próprio site do jornal O Alvoradense, publicada em junho deste ano quando as noites passaram a registrar forte neblina na cidade. Veja a galeria de fotos da matéria original aqui.

Confira abaixo a imagem verdadeira:

palhaco-original

Não foi desta vez, portanto, que a cidade registrou a aparição dos tais palhaços. Vale lembrar, também, que a polícia não considera a brincadeira inofensiva e, como tem ocorrido em outros locais, a “piada” pode acabar em prisão – o que seria bem sem graça.

Fonte: O Alvoradense