Mais um ano se inicia e com ele a esperança de dias melhores no esporte municipal.
A rejeição ao serviço público e aos políticos em geral será um dos maiores desafios que o prefeito Appolo enfrentará.
Na última semana escrevi sobre o “assassinato” que o então prefeito eleito, empossado no domingo, cometia ao não anunciar secretário de Cultura e também de Esportes.
Ocorre que nos dias que se seguiram, em articulações bem definidas, o governo anunciou o seu novo secretário da pasta. Trata-se de Alcides Bolico.
Bolico concorreu a vereador no pleito de 2016 pelo PDT, mas acabou não alcançando uma cadeira no Legislativo. Anunciado pelo prefeito como gestor da Cultura e do Esporte de Alvorada, Bolico é indicação de Valter Slyfer, vice-prefeito.
Mesmo satisfeito com o nome anunciado, reafirmo posição sobre o erro que se estende da gestão do ex-prefeito Professor Serginho: a unificação das duas pastas.
Comete um equívoco, o governo, ao optar pela continuação de junção das duas pastas. Trabalhar com o mínimo de verba para dois campos relevantes para um município carente como o de Alvorada. Cultura e Esporte promovem a socialização do nosso povo, mas principalmente de crianças e adolescentes, que dependem muito de projetos culturais e desportivos para terem oportunidades em suas vidas.
Bolico, que atualmente é diretor do Ser Alvorada, equipe de futsal do município, campeão da série Bronze 2015 e finalista da série Prata em 2016, executou um grande trabalho para o clube alvoradense nas duas últimas temporadas no futsal.
No ano de 2015 tive o prazer de conhecer o novo secretário de Cultura e Esporte, quando exercia minhas funções na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Com muito trabalho conseguimos, através da gestão pública municipal, recursos (mesmo que mínimos) para incentivo da equipe, que naquele ano se consagrou campeã gaúcha da série Bronze.
Na época Alcides Bolico estava à frente do processo do Ser Alvorada e muito criticava (com razão) a atuação da gestão pública para com o futsal alvoradense através de investimentos no esporte. Certa feita, em uma das reuniões com dirigentes do clube, fica registrado uma frase de Bolico, para este colunista:
“Tens boa vontade Igor, mas não tem a caneta!”
Em tempo: espero que Alcides Bolico tenha sucesso em sua nova empreitada, que tenha atenção especial com as crianças e adolescentes de Alvorada, que continue com projetos que existem no Ginásio Municipal Tancredo Neves como as caminhadas orientadas, a academia popular, aulas de zumba e a escolinha de futsal popular O Amanhecer.
Pois, mesmo com o ginásio deteriorado, ele comporta por volta de 700 pessoas atendidas semanalmente.
Renovar é preciso
Este foi o principal lema usado na campanha do novo comandante. E a escolha do nome que fará a gestão da Cultura e Esporte em Alvorada confirma seu slogan: Bolico é a renovação na gestão pública alvoradense. Não tem experiência no Executivo, mas sobra-lhe boa vontade e pode trazer sim ideias novas para a administração. Em sua página no Facebook, durante a campanha, o então candidato a vereador fez algumas promessas na área de Cultura e Esporte, caso fosse eleito.
Através de cards, Bolico havia se comprometido, entre outras ações, fiscalizar a obra do Ginásio Municipal e imediatamente dar condições ao mesmo para que fosse viável ter eventos esportivos no, então, Tancredo Neves.
Na mesma linha, reforçou seu compromisso em reestruturar o futsal e o futebol de campo de Alvorada, apontando a possibilidade de se registar os clubes do município, a fim de auxiliar a capacitação destas agremiações na captação de recursos.
Promessas como estas me deixam bem contente e ansioso pela gestão de Bolico, que já mostrou no Ser Alvorada sua capacidade de gerir, mesmo sendo esta experiência algo bem distante de gestão pública.
Na área de Cultura a promessa foi fomentar todos segmentos culturais, como Hip Hop, Carnaval e teatro.
Agora é aguardar!
Acredito também que o novo secretário, um apaixonado pelo futsal que és, irá certamente fazer uma competição na cidade a altura dos atletas que Alvorada dispõe.
Mas, mais do que isso, estarei aqui para testemunhar e seguir opinando sobre o novo comandante do esporte, para poder ver a reforma que o Ginásio necessita e que foi tanto criticada pelo então diretor de futsal nos anos de 2015 e 2016, para aplaudir os incentivos aos desportistas municipais de todos os esporte, pois, neste momento Bolico, a caneta é tua!