Nesta terça-feira (10) o Hospital Nossa Senhora Conceição, de Porto Alegre, divulgou o registo da terceira vítima do surto de coronavírus que atinge a entidade e infectou pacientes e funcionários.
Trata-se de morador de Alvorada, de 84 anos, que havia internado devido a complicações cardíacas e de um câncer gástrico e acabou contaminada pelo novo coronavírus. As duas primeiras vítimas forma uma mulher de 58 anos, que internou em 08 de julho com quadro de insuficiência hepática e faleceu em 05 de agosto, e um homem de 78 anos, internado em 07 de julho pro problemas gastrointestinais que morreu no domingo (08). Todos eram pacientes, possuíam comorbidades e estavam internados em UTIs.
O surto no Hospital Conceição iniciou em 04 de agosto, contaminando o total de 59 pessoas, sendo 44 pacientes e 15 funcionários. Até o momento foram três óbitos e seguem cinco internados em UTI. Há apenas um profissional de saúde internado, em leito clínico.
Destes pacientes, 84,6% tomaram a 1a dose da vacina e 64,1% a 2a dose. Já os funcionários, 93% dos contaminados estavam vacinados.
Há suspeitas de que essas contaminações tenha sido causada pela variante Delta do coronavírus, que é mais transmissível. Amostras de testes realizados nos infectados foram encaminhados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen) à Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro.
Com o objetivo de conter o surto, o Conceição suspendeu visitas e alguns procedimentos considerados não urgentes. A emergência só atende casos com risco de morte ou os trazidos pelo Samu.