Subcomandante do 24º BPM recebe título de Cidadão Honorário

Câmara de Vereadores realizou cerimônia de entrega durante sessão desta semana

Foto: Comunicação Social 24ºBPM / Divulgação / OA

Em reconhecimento ao “relevantes serviços prestados à comunidade alvoradense na área da Segurança Pública”, a Câmara de Vereadores entregou o título de Cidadão Honorário ao Major Márcio Leandro da Silva, subcomandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alvorada. O título é a maior honraria que o município pode conceder a alguém nascido em outra cidade.

O homenageado chegou ao 24º BPM em maio de 2021 e imediatamente passou a se empenhar na redução dos índices de violência, objetivo alcançado e amplamente divulgado no início deste ano. Alvorada é, hoje, o município com a maior redução dos índices de criminalidade de todo o Rio Grande do Sul.

O proponente da homenagem foi o vereador Delanor Bif de Lagos, o Preto, (MDB) que em sua fala destacou as contribuições do subcomandante não só para a Brigada Militar, como também para a comunidade alvoradense.

Já o Major Márcio Leandro lembrou de sua chegada ao município, repleta de coincidências que o reportaram a lembranças familiares, e confirmou ser Alvorada, um desafio. “Hoje compreendi que aqui tenho uma missão de carinho e envolvimento. Que tudo o que aprendi até agora, foi para aplicar em Alvorada”.

Ele ainda aproveitou sua fala para agradecer a presença do comandante do Comando de Policiamento Metropolitano, Coronel Leandro Oliveira da Luz, de sua família e amigos que vieram de Caxias do Sul para a homenagem, outros tantos amigos mais próximos e de brigadianos e brigadianas que estiveram no plenário da Câmara de Vereadores.

Trajetória

O Major Márcio Leandro tem 50 anos. Natural de Sapucaia do Sul, viveu a infância e adolescência em Canoas e Caxias do Sul, acompanhando o pai, também brigadiano.

É formado pela Academia de Polícia Militar – Curso de Formação de Oficiais/ Bacharel em Ciências Militares – Área Defesa Social e pós graduado em Gestão Pública pela MBA “in company” – Faculdades SENAC, Departamento de Ensino da Brigada Militar. Possui ainda um grande número de cursos na área de Segurança Pública, inclusive do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.

Antes de chegar a Alvorada atuou em diversos municípios gaúchos, mais recentemente em Caxias do Sul, onde foi sub comandante do 12º BPM e Chefe de Logística e Patrimônio do CRPO Serra.

Ao longo de sua trajetória profissional, recebeu muitas medalhas e comendas, sendo agora homenageado com o título de Cidadão Honorário de Alvorada.