A Feira de Sustentabilidade da Escola Municipal Stella Maris encerra o projeto “Sustentabilidade, horta na escola”, iniciado em abril e que surgiu com o objetivo de associar a sustentabilidade à economia, permitindo à comunidade perceber o quando a sustentabilidade pode ser uma aliada da economia e da qualidade de vida.
A iniciativa foi da professora de Ciências, Ananda Oliveira Mello. Formada em Biologia, ela percebeu a necessidade de envolver os alunos na realização de ações concretas na escola, para dar “vida” ao ambiente.
A primeira ideia foi um jardim e o plantio de chás nas floreiras, que passaram a ser consumidos pelos alunos. E foi daí que surgiu a vontade de fazer uma horta e atividades que envolvessem alunos e professores do 1º ao 9º ano com o tema sustentabilidade.
Contado com o apoio da diretora Lise Fernanda Barcellos e o empenho dos colegas, surgiram ideias e projetos em todas as disciplinas. As ações contaram com a assessoria de Ananda que, uma vez por semana, se colocou a disposição para orientar os professores.
Surgiram então atividades de compostagem, fabricação de sabão com óleo de cozinha usado, aulas sobre erosão e agricultura na disciplina de Geografia, intervenções ambientais no entorno da escola realizadas pelos alunos dos últimos anos, Oficina de Temperos ministrada por uma funcionária, além da evolução da horta, que passou a produzir grande variedade de alimentos a baixo custo, que passaram a ser oferecidos na merenda.
A partir daí a comunidade também passou a ser alcançada, com o estímulo ao cultivo de hortaliças em casa, colaborando para uma educação ambiental e economia familiar e saúde, pois os alimentos são todos orgânicos. “Mostramos que esta é uma boa alternativa para a comunidade. Que ser sustentável é acessível a todos e saudável”, comenta a professora.
Feira de Sustentabilidade
Na manhã deste sábado (16), das 9h às 11h, os alunos da escola localizada no bairro Stella Maris irão demonstrar esta proposta de sustentabilidade aliada à economia, com apresentação do projeto de intervenção, exposição do sabão feito com óleo de cozinha usado, mix de temperos naturais, demonstração da importância de bons hábitos alimentares, explanação da temática deserto alimentar, receitas de pratos e bebidas com cascas que seriam descartadas, assim como chás e sua importância (tudo colhido da horta) e composteiras. Também a reutilização de garrafas pet em sofás e puffs, caixa de leite como isolante térmico em casas, reciclagem associada a cooperativas, descarte de tecidos e alternativa de reutilização, degradação do solo, sugestões de alternativas para a limpeza e preservação do arroio próximo à escola.
Participe e conheça a escola e também este importante tema, a sustentabilidade.