Um alvoradense de 32 anos subiu ao pódio no último final de semana, durante a etapa de Las Vegas / EUA do World Master IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2022. Ícaro Guimarães, que pratica o esporte há cerca de 12 anos, venceu na categoria peso pena e, além do primeiro lugar, conquistou também a faixa marrom.
O atleta conversou com a redação do jornal O Alvoradense na tarde de segunda-feira (05) durante sua conexão em Los Angeles, enquanto aguardava voo para o Chile, de onde partiria para o Brasil.
Contou que sempre gostou de praticar esportes “e o jiu-jitsu comecei de curioso… na época eu estagiava perto da Academia Atos Guetho Jiu-jitsu e um colega de escritório me levou pra conhecer, a partir daí sempre treinei no mesmo lugar”. E foi lá que passaram a chama-lo de “Alvorada”, apelido que permanece até hoje.
Las Vegas
Há um bom tempo sem participar de campeonatos, “por não conseguir uma boa sequencia de treinos devido ao meu trabalho como advogado que me consome um bom tempo”, resolveu treinar mais forte com um grupo de amigos há cerca de dois meses. com o objetivo de participar de campeonatos. O fato do seu professor, Guto Campos, detentor de diversos títulos mundiais, estar morando nos Estados Unidos influenciou a sua participação vitoriosa do último final de semana.
Para a viagem os amigos emprestaram dinheiro, “o dólar está muito caro”. E para economizar, fez o percurso de Porto Alegre a São Paulo de ônibus; de lá seguiu para a Colômbia, San Salvador e chegou nos EUA pela Califórnia. “Um amigo que mora no Arizona nos acolheu em sua casa até a véspera do campeonato”. E foi neste período de espera que ele retomou os treinos, pois havia sofrido uma lesão na perna às vésperas da viagem.
Outra dificuldade foi com relação ao peso. Para chegar ao peso pena precisou emagrecer seis quilos, que conseguiu seguindo orientação da irmã Larissa Guimarães, formanda em Nutrição.
Ícaro considera que não estava 100% nesta competição, ainda assim comemora o resultado. Quanto aos próximos desafios, devem ser mais perto de casa: “Pretendo agora, lutar algum campeonato gaúcho, pra não ficar parado”.