Um homem de 30 anos foi preso em flagrante na segunda-feira (19) em casa, onde funcionava um laboratório de drogas. No local foram encontrados 11.589 comprimidos de ecstasy e três quilos da droga em pó.
A ação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) é considerada uma das maiores apreensões de entorpecentes sintéticos dos últimos anos.
Agentes da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico vinham monitoravam a casa, no bairro Formoza, depois de receberem informações. Inicialmente houve a suspeita de que o morador estivesse armazenando e distribuindo entorpecentes.
A partir daí uma equipe passou a vigiar a movimentação no endereço. Durante esse período observaram que o homem saía de casa e se aproximava de veículos com frequência, o que levantou ainda mais suspeitas.
Na segunda os investigadores decidiram abordar o morador quando chegava em casa. Surpreendido usou uma tesoura para atacar os agentes, em uma tentativa de resistir à prisão. No interior do imóvel havia drogas e maquinários, indicando o funcionamento de um laboratório para produção de entorpecentes. Além dos comprimidos de ecstasy e dos três quilos de pó da mesma droga, foram encontrados 454 gramas de cocaína e uma pequena quantidade de maconha (cinco gramas). Foram apreendidos ainda 1.184 gramas de insumos usados na produção, máquinas hidráulicas, prensas, balanças de precisão e um liquidificador. Também um caderno com anotações sobre a operação de tráfico no local foi encontrado.
O preso tinha antecedentes por tráfico e desacato.
Denarc
A descoberta de laboratórios, onde são produzidas grandes quantidades da droga, faz parte da estratégia usada pelo Denarc para tentar coibir a circulação desse tipo de entorpecentes.
Esta, segundo o delegado Alencar Carraro, foi a maior apreensão de drogas sintéticas do Departamento nos últimos anos. A quantidade de ecstasy em pó é suficiente para produzir aproximadamente 18 mil comprimidos, além dos quase 12 mil já prontos para distribuição.
O aumento da circulação de drogas sintéticas havia sido percebido pelas autoridades, tendo como foco jovens de classe média, sendo distribuído durante festas ou ainda por meio de telentregas de drogas.
E caso de denúncia, a população pode entrar em contato com o Denarc pelo telefone 08000-518-518.