Mais adesões à campanha contra o pedágio na ERS-118

Granpal e AL querem conhecer a proposta do Estado de alterações no sistema

Foto: Reprodução / Arquivo / OA

A Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) é contrária à instalação de pedágio na rodovia ERS-118 por acreditar que o local previsto é inadequado e pode afetar o desenvolvimento dos municípios com o afastamento de potenciais empresas investidoras. Conforme Rodrigo Battistella, presidente da Associação e prefeito de Nova Santa Rita, a entidade vem mantendo contato com o Governo do Estado expondo esse posicionamento e reivindicando a revisão da área definida, que seria próximo a Alvorada.

 “A ideia do sistema FreeFlow de pedágios, que vem sendo proposto, pode oferecer uma cobrança mais justa e pode ser considerado, mas os prefeitos da Região Metropolitana precisam conhecer com mais profundidade seu conteúdo, o que se pretende com sua instalação, para oferecer um posicionamento”, comenta Battistella.

AL

Também a Assembleia Legislativa (AL) do Estado, através do líder da bancada do Partido Liberal (PL), deputado Rodrigo Lorenzoni, questiona a implantação do pedágio.

Lorenzoni está protocolando um pedido de audiência pública no Legislativo gaúcho, para que o governo explique aos deputados os planos para a implantação do pedágio na RS-118.

Segundo ele, “no período de eleição, o governador assinou um documento se comprometendo a não pedagiar a RS-118. E agora, o governo começa a estudar meios para pedagiar a rodovia”. Para o líder do PL, trata-se de um desrespeito para com a população gaúcha e, em especial, com a população de Alvorada, de Viamão, Porto Alegre e região.