A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa do RS já agendou para 20 de abril a realização de Audiência Pública que vai discutir os impactos econômicos da instalação de pedágio na ERS-118.
O pedido de audiência foi feito pelo deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) logo após o Governo do Estado anunciar a realização de estudos para avaliar a instalação de pedágio na via pelo sistema free flow, que dispensa a praça, mas cobra por trecho percorrido de forma automática.
Lembrando que durante a campanha eleitoral o então candidato Eduardo Leite assinou documento afirmando que a ERS-118 não teria pedágio, caso fosse eleito. “Além de não cumprir com a palavra dada, o que já é marca registrada do nosso governador, ele agora debocha dos gaúchos, alegando que não vai ter praça de pedágio, mas vai ter cobrança… E vai além: deixa implícito que a RS118 poderá ter problemas de manutenção, que as rodovias de toda a região precisam de investimentos, que o Estado tem capacidade limitada, perdeu arrecadação e até os impedimentos do Regime de Recuperação Fiscal”, afirma o deputado.
Estão sendo convidados e devem participar da Audiência Pública prefeitos e vereadores da Região Metropolitana, secretários estaduais, presidentes de entidades ligadas à indústria, comércio e serviços de Alvorada, Gravataí e Viamão, bem como lideranças da comunidade e do Movimento RS-118 Sem Pedágio.