Dando continuidade à proposta da Frente Parlamentar dos Caminhos para Melhorar o Transporte Público Metropolitano dialogar sobre o atual cenário do sistema de transporte e buscar caminhos solucionar os problemas existentes, aconteceu na terça-feira (14) encontro do deputado Estadual Professor Bonatto (PSDB) com representantes da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e da Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre.
O alvoradense José Antônio S. Ohlweiler, presidente da ATM, apresentou os principais problemas que afetam o sistema de transporte atualmente, como a sobreposição dos sistemas, envelhecimento da frota, queda no número de passageiros e falta de políticas de integração. As observações também foram apontadas pela presidente da ATP, Tula Vardaramatos, como os principais gargalos do setor. Ambas as associações acreditam que um dos caminhos para solucionar os problemas é a criação de um consórcio público, que possa planejar, gerenciar e controlar os serviços de transportes metropolitanos.
O deputado Professor Bonatto destacou que o Governo do Estado, através do gabinete do vice-governador Gabriel Souza, trabalha para apresentar a proposta de um novo modelo de transporte coletivo e para que o sistema passe por mudanças, será necessário uma unidade de pensamento e ações. “Já ouvimos os prefeitos da Região Metropolitana, Governo do Estado através da Metroplan e hoje ouvimos as associações. É necessário entender o posicionamento de cada ente envolvido e encontrar pontos de convergência para que efetivamente mudanças possam ser realizadas”, analisou.