A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Alvorada, deflagrou na sexta-feira (26), a Operação Potestas. O objetivo era combater a violência doméstica e familiar contra a mulher no município, mas os resultados foram muito além.
Foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva, um contra um homem que descumpria Medida Protetiva de Urgência (MPU), e outro pelos crimes de disparo de arma de fogo e ameaça.
Tendo a delegada Alice Fernandes à frente da operação, também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais, sendo que em uma casa foi apreendida uma pistola .380, 12 munições e 23 gramas de maconha.
Já em outro endereço foram encontradas 21 munições de arma de fogo de calibre permitido, 913 caixas de medicamentos de uso controlado, um bloco de receituário em branco e carimbos médicos. Ali foi preso em flagrante um homem de 54 anos pelos crimes de tráfico de drogas e posse de munições.
Sobre o resultado da ação, a delegada ressaltou que, especificamente na sexta-feira a equipe se deparou com uma grande quantidade de medicamentos de uso controlado armazenados para venda, em total desacordo com a legislação vigente. “Ainda que tal matéria não seja vinculado à violência contra a mulher, é dever da polícia, ao se deparar com situações e objetos ilícitos, proceder a imediata apreensão e autuação pelos crimes”, explicou ela.