Na próxima segunda-feira (10) a Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado realiza, na Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública sobre Macrodrenagem na Região Metropolitana. O debate foi proposto pelo deputado Estadual Miguel Rossetto (PT) após os prejuízos causados na região pela passagem do ciclone extratropical em 16 de junho.
As consequências deste evento climático foram devastadoras em alguns pontos do Estado, principalmente no litoral e Região Metropolitana de Porto Alegre. Para o deputado, é preciso compreender este novo padrão chuvas, muito intensas e concentradas provocando inundações que causaram mortes, milhares de desabrigados e destruição de casas, ruas e bairros. “Queremos avaliar se a Região Metropolitana está preparada para conviver com este tipo de situação”, disse.
A presidente da Comissão na Assembleia, a deputada alvoradense Stela Farias (PT), destacou que “é urgente mapear as reais necessidades de macrodrenagem na nossa região, que sofre todos os anos com as enchentes e sem obras de contenção de cheias e inundações”. Este tema, completa a deputada, “também é fundamental para a preservação ambiental, a melhoria da qualidade de vida e a prevenção de doenças relacionadas à água contaminada”.
Foram convidados os prefeitos e vereadores da Região Metropolitana, além de representantes da Granpal, Metroplan, Inmet, Instituto de Hidráulica da UFRGS e comitês de bacias.
O evento será aberto ao público e acontece na Sala Alberto Pasqualini, 4º andar da Assembleia Legislativa, a partir das 14h.