Em uma área de 15 hectares localizada no quilômetro 25 da ERS 118, no Parque Municipal de Eventos, acontece o Acampamento Farroupilha deste ano, que já está sendo montado. A grande novidade, além do novo endereço, é que o espaço será definitivo para uso do Movimento Tradicionalista. Os galpões que estão sendo erguidos devem abrigar atividades durante todo o ano: uma antiga reivindicação da 1ª Região Tradicionalista em Alvorada, que tem à frente o subcoordenador Jair Martins.
Por outro lado, a comunidade não está satisfeita com a mudança. Acostumados e acompanhar o Acampamento Farroupilha na Praça Central João Goulart, os alvoradenses lamentam a distância e o difícil acesso ao novo endereço. Já em 2022, quando o evento aconteceu na sede campestre da Sociedade União, e antes disso, quando o Jardim Alvorada foi sede do Acampamento, muitos foram os descontentes com a descentralização das atividades farroupilhas.
Esclarecendo
Inclusive a aquisição da área foi questionada por vereadores e também pela diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA), através do presidente Rodinei Rosseto.
A Fazenda das Figueiras, no total de 70 hectares, foi adquirida pelo valor de R$ 3,5 milhões e poderá oferecer espaço para o Motocross, que deixou o terreno que ocupava no Distrito Industrial, e outras atividades.
Para esclarecer algumas destas questões, um grupo de tradicionalistas esteve na Câmara de Vereadores (foto) durante a sessão ordinária de terça-feira (29), participando de Audiência Pública quando foi possível expor suas metas para o espaço, com “intenso e esclarecedor debate”.
De acordo com subcoordenador Jair Martins, será possível fazer cultura, não só em setembro, mas também por todo o ano. Nos planos da subcoordenadoria está, inclusive, a instalação de uma área de rodeio. O local apresenta infraestrutura, amplo estacionamento, a partir de agora com piquetes que abrigarão atividades durante todo o ano.
Programação
O Acampamento Farroupilha de Alvorada, inicia oficialmente em 07 de setembro, com a chegada da centelha da Chama Crioula, e encerra em 20 de setembro, com a sua extinção. O número de piquetes participantes ultrapassa os 35. Confira a programação:
07 quinta-feira
16h – Abertura Oficial com a chegada da Chama Crioula
18h – Show Eco do Pampa
08 sexta-feira
20h – Missa Crioula
21h30 – Show Sina Fandangueira
09 sábado
20h – Show Raça de Ouro
10 domingo
10h – 2º Alvorada em Dança
16h – Show Moisés Oliveira e Grupo
11 segunda-feira
14h – Projeto Quem Planta Colhe, primeiro reflorestamento no Parque de Eventos
13 quarta-feira
14h – Oficina Nó de Lenços
14 quinta-feira
14h – Oficina de Danças Gaúchas
20h – Concurso de Culinária Campeira
15 sexta-feira
20h – Torneio de Truco
20h – Show Gaiteiro das Missões
16 sábado
15h – Palestra “Festejos Farroupilhas”, com César Tomazzine
16h – Show Stilo Pampeano
17 domingo
15h – Café Farroupilha, palestra com Anna Julia dos Santos Fraga, 1ª Prenda do RS
16h – Show Gaúchos de Fato
18 segunda-feira
14h – Oficina de Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas
19 terça-feira
20h – Show Raça de Ouro
20 quarta-feira
16h – Show Oh de Casa
20h – Encerramento com extinção da Chama Crioula