Nesta sexta-feira (24), a Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) de Alvorada, em conjunto com a Brigada Militar e apoio da Guarda Civil Municipal, deflagrou a Operação Aurora, que contou com 185 agentes e 71 viaturas. O alvo da ação, que contou com a participação de helicóptero que sobrevoou o município por volta das 6h30 , é uma organização criminosa suspeita de participar de, no mínimo, 11 homicídios ocorridos entre os anos de 2021 e 2022, além de atuação no tráfico de drogas e armas em Alvorada.
Ao todo, foram cumpridas 29 ordens judiciais de busca e apreensão, visando desarticular parte da estrutura do grupo. Três pessoas foram presas hoje; durante as investigações, 27 pessoas já haviam sido detidas. Esta ação é continuidade da Operação Eleven, deflagrada em 05 de janeiro, quando foram cumpridas 97 ordens judiciais, tendo sido presas 23 pessoas.
Nesta sexta-feira foram cumpridos mandados em residências particulares e também em comércios, locais que seriam utilizados pelos criminosos para esconder dinheiro e drogas, algumas vezes, de acordo com a investigação, com o consentimento dos comerciantes.
Crime relacionado
Um dos homicídios investigados aconteceu em abril de 2022, quando um indivíduo, com diversos antecedentes policiais, foi morto com diversos disparos de arma de fogo. As investigações indicaram que o mandant era um concorrente da vítima, que também trabalhava com de coleta de entulhos.
Também uma operação da BM, que apreendeu 26 quilos de cocaína, equivalente a R$ 2 milhões em drogas, tem relação com a ação de hoje. Na ocasião, um laboratório de refino de entorpecente foi encontrado pelos PMs assim como pistolas de uso restrito e mais de 350 munições.