Durante a 5ª Edição da Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul, promovida pelo Sebrae RS e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) na terça-feira (12), o município de Alvorada foi reconhecido pela atuação da “Sala do Empreendedor”, que realizou o maior número de atendimentos aos empreendedores nas cidades acima de 100 mil pessoas, em todo o Rio Grande do Sul.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Sebrae, visa fortalecer o empreendedorismo e atrair novos investimentos para o município, através da desburocratização de processos e agilidade recorde para abertura de novas empresas, garantindo investimentos e geração de empregos em diversas áreas.
Este ano a distinção que reconhece os espaços que se destacam pela excelência no serviço prestado aos empreendedores locais premiou outros 132 municípios gaúchos – 14 a mais que em 2022.
Sala do Empreendedor
Voltada para o atendimento das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e dos Microempreendedores Individuais (MEIs), a Sala do Empreendedor é um ambiente da Administração Municipal com apoio do Sebrae que, em sua essência, busca facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social na região em que atua. O espaço funciona como ponto de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo.
O processo de certificação leva em conta critérios gerais de atendimento e serviços prestados. Desde o ano passado, alguns novos quesitos foram incluídos, tais como a presença das Salas nas redes sociais, a oferta de Mapa de Oportunidades para os empreendedores e a realização de cursos diversos para o melhor atendimento pelas Salas. Atualmente o RS possui 222 Salas do Empreendedor. Ao todo, 159 municípios se inscreveram para participar da certificação nesta temporada.