O Governo do Estado lançou na sexta-feira (15) o RS Seguro COMunidade como parte das ações do eixo 2 do Programa RS Seguro, de políticas sociais, preventivas e transversais. A iniciativa foca na atuação em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e busca transformar a realidade local com a oferta de diversas políticas sociais, com destaque para intervenções de urbanismo social, construídas em conjunto com os moradores. No total, serão investidos R$ 310 milhões na execução das ações.
Para direcionar com precisão o investimento, a equipe técnica do RS Seguro realizou um minucioso estudo dos CLVIs, consumados e tentados, nos últimos cinco anos (2018 a 2022), em cruzamento com uma série de indicadores de vulnerabilidade sob o aspecto socioeconômico. Ao total, foram mapeados 44 territórios – áreas geográficas que podem compreender partes ou mais de um bairro e até mesmo áreas de duas cidades limítrofes. A primeira etapa do projeto acontece nos 17 que concentram os índices mais elevados, abrangendo oito municípios: Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão. No município foi escolhido como área prioritária para investimentos no combate à criminalidade o bairro Umbu e sua macrorregião, onde serão investidos mais de R$3 milhões em ações de prevenção ao crime, com investimentos em educação, cidadania e lazer, buscando quebrar o ciclo de violência.
A comitiva alvoradense que esteve presente ao evento, incluía os secretários Municipais Neusa Abruzzi, de Relações Institucionais e Comunicação, e Sergio Coutinho, de Segurança e Mobilidade Urbana.
Fonte: Governo do Estado RS