Em suas redes sociais, o presidente da Trensurb, Fernando Marroni, anunciou na terça-feira (05), que a estatal foi retirada do Plano Nacional de Desestatização (PND). A privatização da companhia havia sido incluída no plano em 2019 e sua retirada era uma promessa do atual Governo.
Na mesma oportunidade ele informou que os estudos iniciados pelo BNDES em função da inclusão da Trensurb no PND, seguem agora com foco nos investimentos, como o estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a expansão da linha a Alvorada, distante 24km de Porto Alegre e estudos sobre a integração tarifária.
Atualmente, a Trensurb opera uma linha de trens urbanos com extensão de 43,8 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 22 estações e uma frota de 40 trens, atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O sistema transporta cerca de 120 mil pessoas por dia, com potencial para ampliação.
A estatal estima que a expansão custaria cerca de R$ 6 bilhões e beneficiaria 170 mil pessoas. A intenção é ampliar o trem por meio do chamado corredor nordeste. O trecho de 16,6 quilômetros teria 11 estações, saindo da Estação Aeroporto e seguindo pela zona Norte de Porto Alegre.
Também o tema da integração tarifária está sendo estudado pelo BNDES.