A Trensurb celebra seus 44 anos desde sua fundação em 25 de abril de 1980, quando foi criada para operar trens urbanos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Cinco anos depois, em 02 de março de 1985, o metrô foi inaugurado e dois dias depois, iniciou sua operação comercial.
Este ano, o evento de aniversário da empresa foi marcado por anúncios de projetos de objetivo sustentáveis e da expansão da linha até Alvorada, atendendo cerca de 100 mil passageiros.
Na quinta-feira (25) o diretor-presidente da empresa, Fernando Marroni, destacou alguns outros projetos prioritários da atual gestão da empresa, como a expansão da linha a Alvorada e a proposta de um cartão social para beneficiários de programas assistenciais. Marroni aponta que o trecho até Alvorada teria uma demanda de pelo menos 100 mil passageiros diários, praticamente dobrando o atual fluxo de passageiros diários do metrô, uma vez que, hoje, a Trensurb transporta aproximadamente 110 mil usuários por dia útil. Já o cartão social proposto busca promover a inclusão social e o acesso a bens e serviços para usuários de baixa renda, com isenção tarifária a usuários beneficiários do Programa Bolsa Família e aos desempregados inscritos no CadÚnico.
A Trensurb está em tratativas junto ao governo procurando alternativas para custear e tornar viável esse projeto.
Contratação livre de energia
Durante evento comemorativo aos 44 anos de fundação da Trensurb, na sede da estatal, a direção da empresa anunciou ainda a migração para o ambiente de contratação livre de energia elétrica. A medida reflete a busca da Trensurb pela sustentabilidade ambiental, uma vez que garante a aquisição de energia de fontes renováveis, e econômica, gerando redução dos gastos com um dos principais insumos para o funcionamento do metrô.
Existem dois ambientes de contratação de energia elétrica no país: no regulado, o consumidor adquire a energia da distribuidora a cuja rede esteja conectado, conforme tarifa regulamentada na qual estão inclusos os custos da transmissão e distribuição; no ambiente livre, o consumidor pode estabelecer contrato bilateral de compra de energia de qualquer fornecedor, conforme regulamentação específica, negociando livremente a tarifa, enquanto a distribuição é contratada separadamente.
Após estudos realizados por empresa de consultoria de energia, contratados em 2019, a Trensurb deu início ao processo de migração do mercado regulado ao ambiente livre para a energia usada na tração das composições do metrô. As vantagens dessa modalidade incluem: economia financeira, com negociação de preços mais vantajosos; previsibilidade orçamentária, com valores, reajustes e prazos estabelecidos contratualmente; valores sem diferenciação em horários de ponta e fora de ponta e sem influência do sistema de bandeiras tarifárias. Além disso, a Trensurb optou pela contratação de energia de fonte incentivada, proveniente de recursos renováveis, como aquela gerada por usinas de energia solar, eólica, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas. A aquisição de energia de fontes incentivadas também conta com 50% de desconto na tarifa de uso dos sistemas elétricos de distribuição.
Fonte: Trensurb