De acordo com o Comitê de Apoio da Prefeitura de Alvorada, que conta com dados da Defesa Civil Municipal, o acúmulo de água, neste momento, encontra-se estabilizado em 257,6mm e a expectativa dos técnicos e de que leve de dois a três dias para iniciar o recuo das águas nos bairros Americana, Nova Americana, Onze de Abril, Umbu e Tijuca.
Na segunda-feira (06) a Prefeitura de Alvorada decretou Estado de Calamidade no município, que permite, entre outras coisas, uma maior flexibilidade na aplicação de recursos financeiros, independentemente dos limites de gastos estabelecidos e dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para doação de alimento, roupas masculinas, femininas e infantis, produtos de higiene pessoas e, principalmente, de água potável, o ponto de coleta da Administração Municipal é o Ginásio Djalma Neves, rua Vasco da Gama, 560, Sumaré. No total 860 famílias estão desalojadas, sendo que 141 pessoas estão em abrigo público.
Serviços
As aulas na rede municipal e estadual de ensino seguem suspensas até que a distribuição de água seja reestabelecida no município.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o atendimento está concentrado em três endereços: Centro de Saúde na avenida Wenceslau Fontoura, 232, Nova Americana; Pam-8, rua Roberto de Souza Feijó, 147, Centro, e Centro de Referência em Saúde, rua Bandeirantes, 52, Bela Vista.
Câmara de Vereadores
Também a Câmara de Vereadores está recebendo doações que serão destinas à Defesa Civil de Alvorada. Vela, fósforo, lanterna, travesseiro, coberta, colchão, produtos de higiene, água e toalhas são os itens solicitados.
As doações estão sendo recebidas na rua Contabilista Vitor Brum 21, bairro Maringá, das 7h às 19h de segunda a sexta-feira.
Em casos de emergência, ligue:
SAMU: 192
Brigada Militar: 190
Guarda Municipal: 153
Defesa Civil: (51) 993.581.284/ 985.984.830
Bombeiros: 193