Frente às cheias que atingem a Capital gaúcha, grande parte das vias de acesso a Porto Alegre foram tomadas pela água ou sofreram danos, como é o caso das avenidas Assis Brasil e Castelo Branco.
Assim, a única alternativa para chegar à Freeway ou à Canoas, uma das cidades mais atingidas na região, depois de Eldorado do Sul, é por Alvorada via ERS 118; o que está provocando grande impacto na mobilidade urbana do município.
Logo nas primeiras horas da manhã é possível perceber o grande fluxo de veículos na avenida Presidente Getúlio Vargas, a principal da cidade. A fila de carros passa a ficar mais lenta conforme se aproxima do Distrito Industrial e, após ingresso na ERS 118, a situação se complica ainda mais. Em determinadas momento do dia, são horas para fazer um trajeto de cerca de sete quilômetros, entre o Distrito Industrial Alvorada / Viamão e a Freeway.
Agentes de trânsito e a Brigada Militar estão no entroncamento entre a Getúlio Vargas e a ERS 118 para auxiliar no acesso às vias. Para quem quiser se deslocar ao Litoral Norte, a orientação é acessar a ERS 040 por Viamão.