O programa Acolher & Incluir Alvorada, que visa o atendimento e apoio educacional, inclusive psicológico e socioassistencial, a alunos da Rede Municipal de Ensino, teve seu Termo de Colaboração para implantação assinado na manhã desta quarta-feira (19). Participaram da assinatura o prefeito Arno Appolo do Amaral e a diretora Executiva da Abess, Laura de Andrade, além da secretária Municipal de Educação, Luciana Borges Fernandes e o diretor de Governança e Controle da Abess, Diogo Siqueira Luiz.
O trabalho, em regime de mútua cooperação, acontece entre a Secretaria Municipal da Educação e a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), classificada no edital de chamamento público às organizações da sociedade civil divulgado em maio.
De acordo com o termo, serão disponibilizados diversos profissionais, entre psicólogos, assistentes sociais e agentes de Educação Inclusiva. A iniciativa da Administração Municipal busca qualificar o atendimento dos alunos com deficiência matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental, promovendo o apoio educacional, psicológico e socioassistencial.
Este é considerado mais um passo importante na garantia de uma inclusão efetiva na educação pública municipal para apoiar o trabalho já realizado por professores, agentes e profissionais das Salas de Recurso Multifuncionais e do Centro Municipal de Atendimento ao Autista de Alvorada (Cmaa).
Além do atendimento direto aos alunos, será implementado um plano de formação continuada aos profissionais que atuam nas escolas além de acolhimento às famílias.
O edital com as vagas para contratação imediata poderá ser acessado através do site https://abess.org.br/.