A Corsan começou a instalar nesta segunda-feira (08) novas redes de esgotamento sanitário no município, com início na rua Tomé de Souza, bairro Maria Regina. O investimento total será de R$ 12,3 milhões. Além daquele bairro, também serão beneficiados os moradores do Nova Americana e Sumaré.
As obras totalizarão 31,1 quilômetros de redes e atenderão mais de 18 mil pessoas com a coleta e tratamento de esgoto. A previsão é de que os serviços sejam concluídos até metade do ano que vem. Com as residências conectadas à rede cloacal, cerca de 720 mil metros cúbicos de esgoto poderão ser tratados por ano, o equivalente a 289 piscinas olímpicas.
“Este é um investimento importante buscando a excelência e o compromisso da Companhia com o saneamento básico. A conexão das residências às redes cloacais e o tratamento adequado do esgoto são fundamentais para garantir a saúde pública e a preservação ambiental. Investir em redes de esgoto e incentivar a população a conectar suas casas a essas tubulações são passos essenciais para um ambiente mais saudável para todos,” afirma diretor executivo regional da Corsan Fabio Arruda.
Marco do Saneamento
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto.
Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.