Por iniciativa do Portal Alvoradense, iniciou na última quinta-feira (22) uma série de entrevistas com os quatro candidatos à Prefeitura de Alvorada. A cada semana a bancada, formada por Rafael Lorenço, apresentador do programa Alvorada em Pauta, acompanhado dos jornalistas convidados Guilherme Wunder, do jornal A Semana, e Mariú M. Delanhese, do jornal O Alvoradense, realiza sabatina sobre temas importantes para o município durante uma hora.
A ordem de participação foi definida por sorteio realizado na presença dos coordenadores das quatro campanhas, sendo a ex-prefeita e deputada Estadual Stela Farias (PT) a primeira a ser sabatina, seguida de Douglas Martello (PL) em 29 de agosto; Schumacher (PDT) em 05 de setembro e encerrando com Neusa Abruzzi (MDB) em 12 de setembro.
Stela Farias é a candidata da coligação “Recomeçar com o Povo”, que inclui o PT, PSB, União Brasil, Avante, PCdoB, PV, PSol, Rede e Solidariedade, tendo como candidato à vice-prefeito o ex-vereador Juliano Marinho (PSB). Ela foi vereadora de Alvorada, prefeita por dois mandatos e atualmente é Deputada Estadual, em sua quinta legislatura.
Iniciando sua fala, Stela responde porque da vontade de estar na Prefeitura após tantos anos na Assembleia Legislativa. Lembrou que nunca deixou de querer voltar a ser prefeita, tendo concorrido em 2008 e 2020, por perceber que a cidade precisa de mais atenção. E assim, seguiu a entrevista:
SAÚDE
Policlínica / UPA – Quando o Governo Federal ofereceu a UPA para Alvorada, a garantia de recursos foi para a construção do prédio; quanto à manutenção se dava de maneira tripartite, ou seja, com recursos do município, estado e federal, o que dificultou o gerenciamento em cidades pobres como é o caso de Alvorada, com baixa arrecadação. Hoje há um novo programado do Ministério da Saúde, a Policlínica de Especialidades Médicas, com financiamento para construção e manutenção, o que vem de encontro às necessidades do município. A obra já está garantida dentro do PAC Seleções, oferecendo atendimento 24 horas e especialidades médicas. Quanto ao local da construção deste novo prédio, será escolhido pelo Conselho Municipal de Saúde e comunidade.
Hospital de Alvorada – Stela afirma que não desistiu de ter o padrão GHC no Hospital de Alvorada e acredita no sucesso do seu empenho, já que o Grupo Hospitalar Conceição atende grande parte da população alvoradense. Informou que, hoje, o município não realiza nenhum repasse ao Hospital, que conta com verbas do Estado (bem abaixo do necessário) e Governo Federal. Pretende também investir na instituição.
UBS – Quer fortalecer as Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a oferta de mais especialidades médicas; realizar uma atenção básica bem feita, com atendimento à população, incluindo o pré-natal, que hoje está centralizado e levou Alvorada a bater recordes em mortalidade infantil. Já no primeiro ano pretende dividir a cidade em quatro macrorregiões, com pelo menos uma UBS em cada funcionamento com farmácia e horário estendido até as 22 horas. Também haverá a possibilidade do cidadão ser atendido nestas unidade, mesmo fora de sua região de origem.
Farmácia – Primeiramente nas quatro unidades de atendimento de referência e depois expandindo o serviço; haverá tele agendamento e tele entrega de medicamentos, como já acontece em cidades de Região Metropolitana, iniciando por pacientes acamados e pessoas com deficiência (PcD).
EDUCAÇÃO
Escola de Tempo Integral – Acompanhado o Plano Nacional de Educação, que prevê 100% das escolas com atendimento em tempo integral, informa que já está garantida uma unidade dentro do PAC Seleções de 2024 do Governo Federal, além de uma Escola de Educação Infantil, uma UBS e o CEU da Cultura. A Escola de Tempo Integral será construída no bairro Cedro, com recursos do Governo Federal e auxílio na manutenção da unidade.
Educação Básica – Frente ao grande déficit de vagas para as crianças de zero a cinco anos, Stela diz que será uma determinação do seu governo aumentar o número de vagas, principalmente para berçários. A intenção é zerar a lista de espera por vagas, principalmente, na Educação Infantil.
Projeto Político Pedagógico – Considerado a espinha dorsal da educação, o Projeto Político Pedagógico será implantado para que a escola democrática seja reconstruída. ainda assim Para tanto ela afirma que a escola deve ter autonomia, garantida pela Administração Municipal. Assim, serão reeditadas experiências como os Conselhos Escolares, Orçamento Participativo Escolar, autonomia financeira e , principalmente, a retomada da eleição direta para diretores.
Inclusão – Pretende realizar qualificação para toda a Rede Municipal de Educação, para que todos tenha conhecimento sobre autismo, acessibilidade, diversos danos neurológicos etc. Acredita que o poder público, em todas as esferas, não está preparado para atender esses alunos. Quer construir uma rede de apoio que realmente atenda as necessidades dos pacientes e suas famílias, inclusive com o resgate de uma escola especial ou um centro de especialidades.
CULTURA
CEU da Cultura – Aprovado pelo PAC Seleções do Governo Federal, é mais abrangente do que o CEU das Artes, contando com atividades culturais e esportivas e também de formação, capacitação e técnica, oferecendo condições para que os alvoradenses entrem no mercado de trabalho.
CEU das Artes – Pretende reativar todos os conselhos deliberativos da cidade, inclusive o Conselho Municipal de Cultura que é quem deve gerir aquele espaço, junto com os de Educação e Assistência Social, para que se cumpra o convênio assinado quando da sua instalação.
Tradicionalismo – Com relação ao Acampamento Farroupilha, recentemente instalado em área junto à ERS 118, a intenção é, através do diálogo, qualificar o espaço, o transformando em uma referência turística em Alvorada, sendo usada durante todo o ano. Stela lembrou é conselheira honorária do MTG, pois quando prefeita havia encaminhado uma área à 1a Região Tradicionalista para que transformasse o espaço em espaço de festivais, rodeios.
Aparecida – Informa que, como deputada, destinou recursos para o evento deste ano; quer dar mais condições para os romeiros da Romaria de Nossa Senhora Aparecida, que acontece anualmente e se transformou em um grande evento estadual.
DIQUE
Por fim, Stela Farias usou o tempo das considerações finais para esclarecer sobre o dique, obra que ela afirma já poderia estar concluída. Em 2012 foram conquistados R$228 milhões para realizar anteprojeto, estudos de impacto e licenciamento ambiental. Contudo, segundo a candidata, não houve empenho do município, estado ou união para que isso se realizasse.
Em maio deste ano, durante a cheia histórica, a deputada trouxe a Alvorada quatro ministros e a Defesa Civil Nacional, mostrando a situação, os prejuízos e provando que somos o único município na região que não possui nenhum sistema de proteção. Assim, a partir da tragédia, o município passou a fazer parte do mapa do Governo Federal, sendo destinada verba de R$ 2,5 bilhões para a obra em toda a região, incluindo contenção ao longo dos Arroios Feijó, Arroio São João e Águas Belas.
Finalizando, ela afirma que de imediato é necessária a dragagem dos arroios em Alvorada e limpeza das ruas que ainda acumulam entulhos e lama, além dos bueiros, preparando o município para as chuvas de setembro.