Foram prorrogadas até 30 de setembro as inscrições no processo seletivo do programa de aceleração Somos Futuro, destinado a jovens estudantes provenientes da escola pública e em vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa é do Instituto SOMOS, frente de impacto social da SOMOS Educação – uma das principais empresas de Educação Básica do Brasil e que tem a Cogna como principal acionista.
Em Alvorada, a Escola Salvador Jesus Cristo é a parceira da SOMOS Educação. Os estudantes selecionados iniciarão o ano acadêmico de 2025 com isenção total das mensalidades e materiais didáticos incluídos.
Os candidatos devem acessar o portal do programa, preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, indicar a escola de preferência e enviar dois vídeos: um do próprio candidato falando por qual motivo merece ser bolsista e outro, em que sua família ou responsáveis devem contar como poderão apoiar o futuro do aluno em sua jornada no programa Somos Futuro.
Após um processo de seleção que compreende quatro etapas eliminatórias (análise socioeconômica, avaliação acadêmica, entrevista com voluntários do Instituto e entrevista do candidato e responsáveis na escola escolhida), os selecionados iniciarão o ano acadêmico de 2025 em uma escola parceira da SOMOS Educação.
SOMOS
Desde 2017, o Somos Futuro beneficiou cerca de 800 jovens. Em 2025, serão ofertadas mais de 280 bolsas em 64 municípios de 14 Estados. Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública em 2024, tenham no máximo 15 anos completos neste ano, além de apresentar bom desempenho acadêmico nos últimos três anos e possuir renda bruta familiar, por pessoa, de no máximo dois salários-mínimos.
Os jovens selecionados recebem bolsas de estudo integral para cursar os três anos do Ensino Médio em uma das 80 escolas particulares parceiras. Os bolsistas também recebem os materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, cursinho pré-vestibular e mentoria para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de acesso a toda a rede de apoio do Somos Futuro, que inclui acompanhamento psicológico.
De acordo com informações levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada em fevereiro deste ano, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica.
“São quase 9 milhões de brasileiros que estudaram apenas até o ensino fundamental. Segundo o Censo Escolar 2023, 7,9% dos alunos foram reprovados nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), enquanto 13,4% foram reprovados no ensino médio – e a reprovação tem sido um dos fatores de evasão do ensino médio, o que se desdobra na impossibilidade de cursar o ensino superior, obter melhores oportunidades profissionais e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, destaca Guilherme Mélega, presidente do Instituto SOMOS.
Para mudar esse cenário, o programa Somos Futuro seleciona jovens para cursar gratuitamente o Ensino Médio em escolas de excelência. “Acreditamos no papel transformador da educação na vida e no futuro de todos. O programa Somos Futuro promove oportunidades para que os jovens não desistam do ensino médio e desenvolvam sua potencialidade em escolas de excelência, rumo às melhores instituições de ensino superior”, afirma.