Magistrados do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) realizaram visita para divulgar o 2º Concurso Cultural de Direitos Humanos. Desta vez, foi na Escola Estadual Érico Veríssimo onde, nesta terça-feira (03), conversaram com os estudantes sobre direitos humanos no ambiente de trabalho, combate ao trabalho infantil, saúde e segurança no trabalho, além da luta contra todas as formas de discriminação. Ao final das atividades, foram distribuídos materiais educativos sobre os temas discutidos e as regras do concurso cultural.
Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram ativamente das discussões, que tiveram como objetivo promover a conscientização e destacar a importância dos direitos no ambiente de trabalho.
Estavam presentes os juízes Márcio Lima do Amaral, titular da 2ª VT de Esteio, Maria Teresa Vieira da Silva, integrante da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, Fabíola Schivitz Dornelles Machado, titular da VT de Alvorada, e Edenir Barbosa Domingos, juiz substituto da VT de Alvorada.
Também participaram da atividade Anita Cristina de Jesus e Cícero da Silva Ferreira, da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, e Geraldo Tetour Fernandes, que foi responsável pelo transporte da equipe.
Concurso
O Concurso Cultural de Direitos Humanos é voltado para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, incentivando a criação de desenhos artísticos e textos escritos. Entre os temas abordados estão segurança no trabalho, combate ao trabalho infantil, promoção da aprendizagem e enfrentamento ao trabalho escravo e à discriminação. As produções mais destacadas serão premiadas em dezembro, em uma cerimônia no TRT-RS. Mais detalhes podem ser acessados no hotsite do concurso.
Nesta edição, 10 escolas de municípios como Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Capão da Canoa, Cruz Alta, Farroupilha, Ijuí, Passo Fundo e Tramandaí foram selecionadas para participar, em parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul. No ano passado, o concurso envolveu escolas de Porto Alegre, Pelotas e Santana do Livramento.
Parceria
A iniciativa é promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, em colaboração com programas como Trabalho Seguro, Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem Profissional, Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Proteção ao Trabalho do Migrante, e o Programa de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, além da parceria com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul e o RS Seguro Comunidade, do governo estadual.
Fonte: Secom / TRT-4