Schumacher é o terceiro sabatinado no Alvorada em Pauta

Foto: Divulgação / OA

O terceiro encontro entre a imprensa alvoradense e os candidatos à Prefeitura de Alvorada, promovido pelo Portal Alvoradense, recebeu na quinta-feira (05) o vereador Cristiano Schumacher (PDT), que foi sabatinado pela bancada formada por Rafael Lorenço, apresentador do programa Alvorada em Pauta, e os jornalistas convidados Guilherme Wunder, do jornal A Semana, e Mariú M. Delanhese, do jornal O Alvoradense.

A ordem de participação foi definida por sorteio realizado na presença dos coordenadores das quatro campanhas, sendo a ex-prefeita e deputada Estadual Stela Farias (PT) a primeira a ser sabatina em 22 de agosto, seguida de Douglas Martello (PL), dia 29; Schumacher (PDT) em 05 de setembro e encerrando com Neusa Abruzzi (MDB) no próximo dia 12 de setembro.

Cristiano Schumacher é o candidato da coligação “A Força Que a Gente Tem” (PDT, PRTB, Republicanos) e tem como candidato a vice-prefeito Márcio Barcellos. Schumacher está em seu quarto mandato na Câmara de Vereadores, tendo sido presidente por três vezes, além de ser o vereador mais votado da história de Alvorada.

Questionado inicialmente sobre a sua participação e de muitos de seus aliados na atual administração municipal, lembrou que nunca ocupou cargo no Executivo Municipal ou mesmo concorreu a prefeito. “O PTB, partido a qual pertencia, é que fazia parte da base de sustentação do Governo Apolo, mas com uma presença muito tímida”. Por fim, afirmou que a sua geração ainda não governou, por isso é chamada de “o time da mudança”.  Seguem alguns dos temas abordados pelos entrevistadores e as respostas do candidato:

GESTÃO

Aumento de receita – pretende aumentar a receita através do aumento da atividade econômica, iniciando com a industrialização da cidade, valorizando o Distrito Industrial que, devido à sua localização não sofreu com as enchentes de maio. Lembrou a instalação de uma grande empresa de fundição em Alvorada, resultado de articulação da Câmara de Vereadores, quando presidente daquela Casa, e que vai gerar mais de mil empregos.

Legislação tributária – Falou ainda em modernizar a legislação tributária, a considerando um instrumento potente, “ a melhor legislação tributária da Região Metropolitana”, usando-a para atrair novos empreendimentos e elevando a receita do município. Pretende, ainda, prospectar novos negócios em parceria com a Fiergs, em parceria com Sistema S, em parceria com o Governo do Estado.

Prefeitura na Palma da Mão – Este programa vai digitalizar os processos na Prefeitura, a exemplo do que já acontece em muitas prefeituras da Região Metropolitana. O sistema vai possibilitar o prontuário eletrônico do cidadão em todas as UBSs e também nos demais serviços, como solicitar um Habite-se, solicitação de serviços, marcação de exames e consultas, acesso ao carnê de IPTU, trajeto de linhas de ônibus…

Novas secretarias – O Plano de Governo de Schumacher anuncia a criação de três novas Secretarias Municipais: da Mulher, do Bem-estar Animal e de Projetos Estratégicos e Capitação de Recursos, além de quatro subprefeituras. De acordo com o candidato, a ideia é organizar melhor o serviço da Prefeitura, os fluxos, o organograma… e melhorar o diálogo com as políticas públicas nas esferas estadual e federal. A partir das novas Secretarias, isso seria possível.

Ele destaca a importância da Secretaria de Projetos Estratégicos e Capitação de Recursos, que terá uma equipe técnica qualificada, focada na construção de projetos para os recursos não sejam perdidos e que a cidade possa alcançar a todos os disponíveis.

Subprefeituras – O objetivo é descentralizar os serviços, que hoje acabam falhando nos bairros devido à distância, onde é escassa a presença de equipes da Prefeitura realizando manutenção e ações na região. Explica que seriam quatro capatazias, assim como já acontece em dois pontos da cidade, que aproximam os serviços da comunidade.

Servidores – Lembrou que durante os seus mandatos como vereador esteve ao lado dos servidores públicos, na luta por melhores condições de trabalho, por direitos, por valorização salarial. Pretende fazer uma gestão que dialogue fortemente com os servidores, que os escute.

Avalia que o quadro de servidores é qualificado, contando com profissionais com mestrado, doutorado… que  podem ser melhor aproveitados.

Pretende, a partir do aumento da receita, melhorar os vencimentos, as condições de trabalho; com ambientes de trabalho de mais diálogo.

HABITAÇÃO

Minha Casa Minha Vida – Tanto Schumacher, que é vereador, como seu vice Márcio, que já trabalhou em Brasília, tem contatos no Governo Federal.  Afirmou que há diálogos com a Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades sobre o novo Minha Casa Minha Vida, onde apresentaram as áreas públicas do município, que hoje tem 550 lotes urbanizados no Porto Verde, podendo fazer uma parceria com o Fundo FAR com a construção de 1.100 sobrados. Há ainda outras áreas públicas, outras áreas privadas, que se enquadram nos critérios do programa federal e que somam quatro ou cinco áreas privadas, com as empreiteiras já apresentando projetos. Também lembrou que, por conta das cheias, há a possibilidade de construção de 2.500 unidades habitacionais. Ressaltou que Alvorada possui um déficit habitacional de oito mil famílias que moram em área de risco, área de alagamento ou de aluguel na cidade.

EDUCAÇÃO

Eleição de diretores – Entende como fundamental a democracia na escola e defende a Eleição de Diretores. Afirma que o diálogo é fundamental no ambiente escolar, para que a comunidade escolar se envolva na gestão da escola, o que leva à qualidade da educação.

Inclusão – Acredita que a inclusão é o maior desafio da educação, sendo hoje a maior preocupação dos professores por ele ouvidos. Como resposta, vai aplicar o Programa Sem Barreiras, investindo na contratação de monitores. Lembrou que este ano houve um avanço neste sentido, com assinatura de Termo de Compromisso com uma entidade que contratou os monitores de carteira assinada. Este programa será financiado pelo Governo Federal, que repassa a cada criança com laudo que confirme a necessidade de inclusão, o dobro do destinado aos outros alunos. Segundo Schumacher, Alvorada tem hoje 1.100 crianças laudadas e mais 1.100 em investigação, o que pode ser solucionado com a contratação de um neuropediatra, por exemplo. Esta verba extra deve possibilitar o pagamento de monitores ao Centro de Referência do Autismo e mais fisioterapeutas, fono, neuro…

Pretende aprimorar com o convênio com a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess), ampliando o número de monitores. A Abess é uma instituição alvoradense que presta serviço para Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana. Em Alvorada, é também responsável por quatro escolas de Educação Infantil.

Educação Integral – Com a abertura do Governo Federal para a possibilidade dos municípios aderirem ao Turno Integral, subsidiado pelo Ministério da Educação, quer iniciar esta transição pelas escolas mais periféricas como a Leonel Brizola, no Sítio dos Açudes, que foi concebida para ser de turno integral e acabou perdendo esta função.

Creches – Quer ampliar o número de creches na cidade, pois há bairros que não possuem um local da Prefeitura ou conveniado para as famílias deixarem seus filhos. Em alguns locais, a instalação se dará através das escolas de Turno Integral.

Ensino Profissionalizante – Tem como foco qualificar a mão de obra alvoradense adulta e também oferecer aos jovens educação profissionalizante, seja na escola, através de parcerias, por exemplo com o Sistema S (Senai, Senac) ou com a compra de vagas, inclusive em universidades.

SAÚDE

Policlínica – Pretende reformar o prédio do PAM-8 de ali instalar a Policlínica, ou seja, o Centro de Especialidades Médicas, incluindo a contratação de médicos especialistas.

UPA – Vai fazer com que o prédio da UPA cumpra seu papel, com atendimento por 24 horas, a partir da retomada do contrato com o Governo Federal. “Será um serviço de muito mais qualidade, o que vai acabar também por desafogar o hospital”.

UBSs – A partir da mudança na escala dos servidores e contratação de novos profissionais para poder ter dois turnos, vai ampliar o atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 20h.

Também afirma que vai abrir quatro novas UBSs com recursos de emendas parlamentares e também de financiamentos, a exemplo do que acontece em outros municípios da região. A princípio os locais escolhidos são Jardim Porto Alegre, Sítio dos Açudes…

Hospital – No seu Plano de Governo está a proposta de assumir a gestão do Hospital de Alvorada, retomando o envio de recursos do município à entidade, que hoje é sustentada apenas pelo Governo Federal. Assumindo o Pronto Atendimento, incluindo a traumatologia e ortopedia. Quer rever o contrato com o Governo do Estado, que hoje não inclui traumatologia nem exames de imagem.

Saúde na Hora – Com a ampliação do horário de atendimento, o cidadão terá a garantia do atendimento no momento que chegar à UBS, sem a necessidade de ir para a fila na madrugada para conseguir uma ficha de atendimento.

Farmácia Móvel – Trata-se de uma unidade móvel que atende, por agendamento, as UBSs que não possuam farmácia; principalmente para medicamentos controlados ou de uso  permanente e contínuo.

INFRAESTRUTURA

Pavimentação – Através de financiamento, quer pavimentar os 136 quilômetros de ruas ainda sem cobertura em Alvorada. Também pretende usar emendas parlamentares e parceria com o Governo do Estado e Federal.

Recuperação de vias – Tendo como principal foco as obras da Corsan, quer mudar a relação com a empresa no que se refere à recuperação das vias por ela destruídas. A intenção é que Corsan não faça nenhuma intervenção na cidade “sem depois pavimentar de cordão a cordão”.  Se necessário, pretende cobrar na justiça para que refaça a pavimentação total de das ruas em que fez intervenção.

MOBILIDADE

Transporte Coletivo – Schumacher defende que o transporte público deva ter subsídio do Governo Municipal para que possa voltar a existir.

SEGURANÇA PÚBLICA

Guarda Municipal – Quer montar o Gabinete de Gestão Integrada operado em conjunto pela Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal, com compartilhamento de câmaras de monitoramento, entre outras ferramentas.

Pretende equipar a Guarda Municipal que, segundo ele, há muito tempo não recebe investimento. A Guarda será dotada de equipamentos potentes, do armamento e a farda ao veículo, pra ajudar no policiamento ostensivo, inclusive nas áreas comerciais.

Manter uma política de proximidade com a comunidade, que é a Guarda Legal; estabelecendo relação com os comerciantes, com as lideranças de bairro.

Em suas considerações finais reafirmou que o seu governo, junto com o vice Mário Barcellos, vai aliar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social.