Candidatos tem encontro com dirigentes de escolas parceiras

Stela Farias foi a primeira a conversar com os membros da ADEPEIA

Foto: Especial / OA

A Associação das Escolas Privadas de Educação Infantil de Alvorada (ADEPEIA) está promovendo uma série de encontros com os candidatos à Prefeitura de Alvorada objetivando apresentar demandas e esclarecer dúvidas sobre a relação entre a próxima gestão municipal e as escolas parceiras da Secretaria Municipal da Educação (Smed), que representam.

A partir de sorteio, o primeiro encontro aconteceu na noite de terça-feira (24) com a candidata Stela Farias (PT), no auditório do Colégio Êxito. A seguir participam os candidatos Douglas Martello (PL) na segunda-feira (30) e Cristiano Schumacher (PDT), em 01 de outubro. A Associação aguarda retorno da coordenação de campanha de Neusa Abruzzi (MDB), que por motivos de saúde não confirmou sua ida.

Sabatina

A candidata Stela Farias compareceu acompanhada de assessores. Ela foi recebida pelo grupo representado por Laura de Andrade, que relembrou os novos Termos de Colaboração assinados com a Smed, com vigência para os próximos três anos no atendimento às crianças a partir dos quatro meses até cinco anos e 11 meses de idade. Laura ressaltou que, no total, são 22 conveniadas somando 2.750 crianças atendidas.

Por quase duas horas Stela respondeu perguntas, apresentou propostas e questionou os presentes. Lembrou que está fora da Prefeitura de Alvorada há 20 anos e admitiu ter a necessidade de se atualizar sobre as novas regras da Educação para o município.

Entre suas propostas, está a busca por zerar a demanda de vagas para o público até cinco anos, ressaltando que, atualmente, há entre quatro e cinco mil crianças desassistidas. “E para que isso seja possível é importante a participação das escolas parceiras (…) havendo a possibilidade de ampliação dos convênios e abertura de novos”, avaliou.

Com relação ao repasse do Fundeb, que hoje está defasado em relação aos valores enviados pelo Governo Federal, afirma que o repasse deverá ser de 100% no seu governo. “Vamos efetivar o que é de direito”, garantiu.

Também os recursos físicos e pedagógicos deverão ser equiparados ao atendimento recebido pelas escolas do município, ao contrário do que, conforme foi relatado, acontece atualmente. “Vamos tratar as conveniadas como entes municipais”, declarou.

“Vejo a Educação Infantil como estratégica também para o desenvolvimento econômico de Alvorada”. A candidata explicou ser importante que a família tenha tranquilidade para aumentar sua renda a partir da segurança de deixar seus filhos em um ambiente adequado.

Outra questão trazida pelos membros da ADEPEIA foi o alto custo e dificuldades em, anualmente, regularizar suas entidades com atualização de alvará e autorizações necessárias para o funcionamento. A candidata se comprometeu em buscar formas de agilizar e baratear os custos para que as entidades parceiras possam cumprir suas obrigações com tranquilidade.

Inclusão

Com relação à Inclusão, um tema que mobiliza e preocupa a todos, Stela afirmou que, se eleita, ainda em janeiro de 2025 irá realizar micro conferências regionais sobre o tema, onde a comunidade deverá apontar necessidades e sugerir soluções.

Outro objetivo é qualificar todos os profissionais da rede de atendimento às famílias e pacientes que precisam de inclusão, sejam professores, monitores, funcionários, atendentes… e não somente nas escolas, como também na Saúde e Assistência Social.

Por fim, Stela Farias ressaltou que a cidade precisa se reorganizar para que possa atender de maneira mais eficiente os alvoradenses. Dando como exemplo a necessidade de escola de turno integral, lembrou que o município conquistou no PAC Seleções do Governo Federal uma unidade a ser construída no bairro Cedro. “É importante que fiquemos atentos e demos continuidade a este projeto para que ele seja efetivado em Alvorada”.