Foi realizado na última quarta-feira (25) o lançamento do Trunfo Panô de Histórias Ujamaa, projeto desenvolvido pela produtora cultural e professora Tainã Rosa e financiado pelo edital da Lei Paulo Gustavo desenvolvido pelo Governo do Estado. A atividade marcou a conclusão do projeto Panô de Histórias Ujamaa, que incluiu palestras e espetáculos de contação de histórias, e oficinas de costura de bonecas negras, que foram desenvolvidas nas escolas da Rede Municipal de Alvorada.
O evento de lançamento ocorreu no CEU das Artes e contou com a presença de dezenas de professores que participaram do projeto. Além disso, foi transmitido pelas redes sociais, onde profissionais de outras redes municipais de ensino puderam somar-se. Durante a transmissão, Tainã falou do sentimento de concluir mais esta etapa do projeto.
“Eu só tenho a agradecer por todo o compartilhamento de histórias através do projeto. Foram três fases: as formações em todas as escolas municipais, as contações de histórias e as oficinas para que sejam produzidas as suas próprias bonecas”, pondera a produtora cultural, que também ressaltou os materiais adicionais, como livros, lápis de cores de pele e o Trunfo, que foram entregues para as professoras participantes.
Resultado
No ato de entrega, dezenas de professoras que participaram do projeto estiveram presentes. Entre elas estavam Alessandra Lopes e Claudia Teixeira, que trabalham na Escola Rui Barbosa. Ambas destacaram a importância que esta formação terá para que seja possível trabalhar temas raciais e históricos de forma lúdica com as crianças dentro da sala de aula.
“Todo esse universo apresentado era novo para a gente. Nós não temos lugar de fala para tratar isso em sala de aula, mas as gurias nos passaram muita coisa nas formações, contações e oficinas. Conhecer a história dos griôs, que eu nem sabia o que era; saber da confecção das bonecas e das vestimentas. Foi uma formação rica para professoras, que vamos levar para a sala de aula”, enfatiza Cláudia.
Bibiana Rocha, assistente de produção cultural e estudante de Letras que promoveu a organização do evento, agradeceu a parceria de Tainã e a confiança – esse foi o primeiro evento de lançamento que a jovem produziu de forma autônoma – neste e em outros projetos que ambas desenvolvem juntos, como o Panô de Histórias Ujamaa e o A Cor da Voz (podcast e livro).
“Foi um evento muito bom, considerando as condições climáticas [chovia no dia do lançamento]. Eu acho o projeto incrível. As professoras estão muito empolgadas. Inclusive uma delas me contou que os alunos estão pedindo as bonecas e que ela vai ter que fazer para todos (risos). Isso é muito lindo e me sinto muito feliz em fazer parte”, confessa Bibiana.
Novos alunos
Além da entrega do Trunfo e da conclusão do curso para as professoras da rede municipal, uma nova etapa da formação teve início. Isso porque 15 alunas do magistério do Instituto Estadual de Educação Júlio César Ribeiro de Souza foram contempladas com a formação. Esse projeto será em formato de ensino a distância, e algumas das jovens estiveram no evento para conhecer um pouco mais o projeto.
“Além de ser um incentivo para a gente criar projetos, isso irá nos conectar com outras formas de abordar a cultura negra. Infelizmente esse tema não é falado tanto quanto deveria e, se a gente conseguir trabalhar este tema com as crianças desde a educação infantil, é essencial para o futuro. Eu pelo menos não tive isso e acho que deveria ter aprendido”, ressalta Alexia Dutra.
Trunfo Panô de Histórias Ujamaa
O projeto foi ilustrado por Mitti Mendonça, que explicou durante o evento como funciona o jogo. O jogo conta com 24 cartas de mulheres negras importantes para a história do Brasil. Essas mulheres representam as artes, educação, política, esporte, ciências e tecnologia. Já a Dandara dos Palmares é uma carta especial do deque da partida.
O objetivo do jogo é, além de ganhar todas as cartas do adversário, saber mais sobre a história e a representatividade das mulheres negras para o Brasil. Para isso, um dos jogadores levanta uma carta e escolhe um atributo dentre as opções dizendo o seu valor. O segundo jogador fala do seu valor dentro do mesmo atributo. O jogador que tiver o maior valor recolhe ambas as cartas e a próxima rodada começa. O vencedor se constitui por quem coletar todas as cartas.