Na noite de terça-feira (01) aconteceu o segundo e último encontro dos membros da Associação das Escolas Privadas de Educação Infantil de Alvorada (ADEPEIA) com os candidatos à Prefeitura de Alvorada, contando com a presença de Cristiano Schumacher (PDT).
As agendas iniciaram com Stela Farias (PT), em 24 de setembro, sendo que também foram convidados a participar os candidatos Douglas Martello (PL) e Neusa Abruzzi (MDB), que não compareceram.
O objetivo da atividade foi apresentar demandas e esclarecer dúvidas sobre a relação entre a próxima gestão municipal e as escolas parceiras da Secretaria Municipal da Educação (Smed), representadas pela ADEPEIA.
Assim, no dia e hora marcados, estiveram no auditório do Colégio Êxito o candidato Schumacher (PDT) e seu vice Márcio Barcellos (Republicanos), por mais de uma hora.
Após a apresentação da anfitriã Laura de Andrade sobre os objetivos e expectativas do grupo com aquela atividade, o candidato falou de sua familiaridade com as dificuldades enfrentadas pelas entidades de Educação Infantil em Alvorada, e sobre o papel estratégico que acredita desempenharem as 22 conveniadas, que somam mais de 2.700 crianças atendidas.
Falou sobre o déficit de vagas para crianças entre zero e cinco anos, declarando que o caminho para a solução será a ampliação das entidades parceiras. “Quero ser o prefeito que zerou a fila e espera por uma vaga na Educação Infantil”. Para isso, aposta na totalidade de parceria para a gerência das EMEIs, assim como acontece em Canoas.
Sobre a inclusão, apresentou a intenção de organizar o sistema de saúde municipal para possibilitar a contratação de um neuropediatra que possa realizar os laudos para as crianças da rede de ensino, e a partir daí, dobrar o valor recebido do Governo Federal através do
Fundeb. Também aventou a possibilidade de colocar esses estudantes no Programa Acolher Alvorada, conforme diálogo com a Associação, levando a uma decisão conjunta, levando em consideração custos etc.
Também assumiu o compromisso de repassar integralmente os valores do Fundeb para as parceiras pois, “as conveniadas devem ser uma extensão da rede municipal, com os mesmos benefícios”, afirmou.
Garantiu que na sua gestão a Secretaria Municipal da Saúde (Smed) terá autonomia para gerir o orçamento da educação.
Outro compromisso assumido foi com relação à atualização dos números de vagas necessários para atender a população, com a realização de um chamamento público, já em janeiro, para consultar sobre as necessidades das famílias alvoradenses.
Também afirmou que vai ampliar as parcerias com todos que tiverem interesse, considerando propostas, e na ampliação garantir uma mensalidade extra para equipagem e instalações da nova escola.
Por fim, ofereceu ajuda através e um grupo de trabalho para assessoria conjunta reativa à documentação e legalização das escolas, incluindo isenção de IPTU às entidades parceiras.
Garantiu participação majoritária no Conselho Municipal de Educação e garantiu que no 2º ano de mandato o pagamento trimestral será antecipado, realizado em dezembro de 2025. Para o próximo início de ano, lembrou ele, depende da atual gestão, contudo promete agilidade para tentar pagar nos primeiros dias de janeiro próximo.