Prefeito eleito apresentou 12 secretários

De acordo com Douglas Martello, serão 13 Secretarias Municipais

Foto: Portal Alvoradense / OA

No final da última semana o prefeito eleito Douglas Martello, acompanhado do vice Valmor Freitas fez novo anúncio de secretários Municipais que assumem com ele a Prefeitura de Alvorada em 1º de janeiro de 2025. De acordo com Douglas, falta apenas a divulgação do titular da Secretaria de Meio Ambiente, o que deve acontecer nos próximos dias.

Desta vez houve também a apresentação de dois nomes que, futuramente, assumem o cargo de secretários adjuntos. Confira a relação completa dos nomes, iniciando pelos apresentados na sexta-feira (20):

Aline Pinheiro, assume a Secretaria de Assistência Social. Assistente Social formada pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em 2007, com experiência profissional junto à Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. Desde 2017, desempenha a função de Mediadora e Conciliadora Judicial no Centro Judicial de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) do Tribunal de Justiça do RS. É especialista em Mediação e Conciliação, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a justiça social e a promoção de soluções pacíficas para conflitos.

Cíntia Ribeiro será a titular da Secretaria de Habitação. Bacharel em Direito formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), possui 14 anos de experiência na área jurídica, especialmente em processos cíveis, regularização de imóveis e Direito Imobiliário. Empresária no ramo da construção civil desde 2005, Cíntia combina sua expertise jurídica com conhecimento prático na área habitacional. Sua atuação também inclui participação na Associação Comercial e Industrial de Alvorada (Acial), como vice-presidente de Responsabilidade Social (2020-2021), coordenando iniciativas voltadas ao desenvolvimento social e habitacional.

Nato Werlang, acompanhado de Roberto Camparra, estará à frente da Secretaria de Esporte e Cultura. Referência em esportes e inclusão social, é reconhecido por idealizar o projeto “Futuro Suave”, que impactou mais de cinco mil crianças no Estado utilizando leis de incentivo público para promover cidadania e desenvolvimento através do esporte. Sua trajetória profissional inclui a gestão de equipes e projetos esportivos, culturais e sociais, destacando-se pela liderança e inovação.

Roberto Camparra é músico, produtor cultural e empresário da Economia Criativa, atuando na área desde 1989. Com uma carreira dedicada à promoção e desenvolvimento da cultura, foi presidente da Associação dos Músicos de Alvorada (AMUSA) e Conselheiro Cultural pela sociedade civil. Colaborou na criação do Plano Municipal de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural de Alvorada, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas culturais no município.

Roberto Silveira, com a parceria de Alini Artiolo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Formado em Administração de Empresas pela PUCRS, Roberto possui experiência em gestão estratégica e desenvolvimento de negócios. Durante sua atuação como administrador no Grupo Pedra Branca, contribuiu diretamente para o crescimento econômico da cidade através da criação e expansão de diversos empreendimentos locais. Sua trajetória inclui a atuação como vice-presidente do Pedra Branca Futebol Clube, onde impulsionou iniciativas esportivas e fortalecer a conexão com a comunidade.

Alini Artioli é bacharel em Ciências Econômicas pela UFRGS e possui MBA em Macroeconomia e Análise de Investimentos, ministrado pelo PhD Paulo Guedes, ex-ministro da Economia. Sua formação inclui ter estudado em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Atuando há oito anos como assessora econômica em Family Office e Holding, Alini possui ampla experiência na gestão de fluxos financeiros, análise de investimentos e coordenação de equipes.

Cristiano Oliveira na Secretaria Geral de Governo, é vereador, sendo o mais jovem eleito em 2020. Se destacou pela defesa da educação inclusiva e projetos voltados à modernização da cidade. Líder comunitário, tem forte atuação em projetos sociais e esportivos no município.

Maurício Cardoso, na Secretaria da Fazenda, é empresário especialista em contabilidade e gestão financeira. É professor de pós-graduação, mestre em Ciência Contábeis. Foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Alvorada (Acial) por três mandatos; atua vogal da Junta Comercial do RS. Foi diretor Geral de Planejamento e Orçamento na Prefeitura de Avoada e hoje é secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo em Porto Alegre.

Taison Neves assume a Secretaria de Administração. Empresário no ramo de alimentação, graduado em administração de empresas e consultor especialista na área de licitações públicas. Oficial da reserva do Exército Brasileiro, atuou no Comando da 3ª Região Militar. Foi presidente da Acial e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico em 2019.

Jacson Renato, assume a Secretaria de Saúde. Enfermeiro com mais de 15 anos de experiência em saúde, com ênfase na gestão em saúde. Atuou no Hospital de Alvorada, no programa RS Saúde e na Apae Alvorada. Em sua formação, entre outros, MBA Gestão e Inovação em Saúde, Gestão em Negócios de Saúde e Planejamento Estratégico.

Kely Darde assume a Procuradoria-Geral do Município com o compromisso de garantir a legalidade e eficiência na administração pública de Alvorada. É advogada formada pela PUC/RS em 1998, especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pesquisa focada no Direito à Moradia, possui mais de 20 anos de atuação na Prefeitura de Alvorada, possuindo ampla experiência em Direito Público. Desde 2000, exerce funções na Procuradoria-Geral do Município, onde já foi Subprocuradora-Geral e Coordenadora-Geral de Controle Interno.

Cristian Silveira será secretário de Obras e Infraestrutura. Natural de Alvorada, é graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduando em Direito Público e Direito Administrativo pela FMP. Atuou como assessor jurídico em instituições como Trensurb, DEMHAB, GHC e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (SMDET). Foi diretor da Sala do Empreendedor na Prefeitura de Porto Alegre, desempenhando um papel estratégico no fomento ao empreendedorismo local. Também possui experiência em gestão administrativa como gerente na RTM Transportes e no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, onde estagiou.

Rodrigo Guimarães estará à frente da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana. Morador de Alvorada há 20 anos, é servidor público estadual, Policial Penal e Bacharel em Direito, com experiência na área de segurança pública e inteligência. Atuou na Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), foi coordenador da Assessoria de Feitos Especiais da Corregedoria Geral e integrante da Assessoria de Inteligência. Também fez parte da Central de Inteligência da Secretaria Estadual de Segurança Pública e integrou a equipe de inteligência policial durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. É especialista em Inteligência Penitenciária, com cursos de formação pela Escola Nacional de Serviços Penais (DEPEN), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (ACADEPOL).

Italo Mainieri Junior será o secretário da Educação. Foi diretor do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) auxiliado o CMPA a alcançar o 1º lugar no IDEB no Rio Grande do Sul em 2023 (Anos Finais), obtendo a nota 7,5. Desempenhou a função de instrutor/professor de Estabelecimentos de Ensino do Exército e coordenador Pedagógico, Psicopedagogo e Orientador Educacional. Oficial Veterano do Exército Brasileiro, Italo é graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No cenário internacional, destacou-se como Oficial de Operações da Missão das Nações Unidas na Libéria (UNMIL), onde recebeu formação especializada em Proteção de Crianças pela ONU. Concluiu pós-graduação em Análise de Inteligência Estratégica na Argentina e mestrado em Desenvolvimento e Defesa Nacional no Peru.