Atitudes que promovem o bem-estar animal devem ser incentivadas. Um exemplo inspirador é o de Solange Mendonça, moradora do bairro Maria Regina há 47 anos. Sensibilizada com a situação de um cachorro abandonado, ela não apenas o acolheu, mas também construiu um abrigo sustentável para protegê-lo do frio e do calor.
Reaproveitando materiais da reforma de sua casa — como assoalhos, forros e lona —, Solange criou uma casinha ecológica, equipada com iluminação noturna. O grande diferencial, porém, está na cobertura térmica feita com lona especial, que, além de oferecer proteção contra a chuva, reduz a incidência dos raios solares, proporcionando mais conforto ao animal em meio às ondas de calor extremo que atingem o Estado.
A iniciativa de Solange se destaca em um momento crítico, no qual o Setor de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam) tem recebido um número crescente de denúncias sobre animais expostos ao sol sem qualquer proteção. Pequenas ações como essa fazem a diferença e servem de exemplo para que mais pessoas adotem medidas que garantam a segurança e o bem-estar dos animais.
Vale lembrar que maus-tratos contra animais são crime, sujeito a pena de reclusão de até cinco anos, além de multa, conforme a Lei Federal 9.605/1998 (art. 32°). Para denunciar casos de negligência ou crueldade, entre em contato com o Setor de Fiscalização Ambiental da Smam pelo telefone (51) 3411-6439 ou via WhatsApp pelo número (51) 99351-3263.