A Guarda Civil Municipal flagrou, na terça-feira (04), o descarte irregular de resíduos de construção civil em área de preservação ambiental no bairro Americana. Durante a abordagem, os agentes identificaram um caminhão e contêineres sendo utilizados para o despejo ilegal.
O responsável pelo material foi conduzido à Delegacia de Polícia onde foi registrado o flagrante. O veículo utilizado na infração foi apreendido e a empresa identificada será multada, conforme a Legislação Ambiental vigente.
A ação ocorreu após denúncia da população e foi realizada em conjunto com as Secretarias Municipais de Segurança Pública e Meio Ambiente (Smam), com o apoio da Brigada Militar.
“O apoio da população é fundamental para coibir crimes ambientais como este. As denúncias nos ajudam a agir com rapidez e impedir que o descarte irregular continue prejudicando a cidade”, ressaltou o agente da Guarda Municipal Felipe Mendes, que participou da abordagem.
A Prefeitura tem intensificado a fiscalização contra o descarte irregular de resíduos. Somente no mês de janeiro, a Smam aplicou 10 multas a empresas e indivíduos flagrados cometendo infrações ambientais e emitiu cinco notificações para casos de menor gravidade.
O secretário de Meio Ambiente, Leonardo Botelho, reforçou a necessidade de punição para casos como este. “Estamos atentos e ampliando a fiscalização para evitar que crimes ambientais continuem acontecendo em Alvorada. O descarte irregular de lixo traz prejuízos sérios ao meio ambiente e à qualidade de vida da população. Quem insistir nessa prática será responsabilizado.”
O descarte inadequado de resíduos é um crime ambiental e pode gerar multas e sanções severas aos responsáveis. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou pelo telefone (51) 3411-6439 ou WhatsApp 51 99351-3263, da Smam.
Fonte: Prefeitura de Alvorada