Estado mantém estratégia de vacinação contra dengue inalterada

Sem doses com data de validade próxima do vencimento, Rio Grande do Sul segue vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

Foto: Ministério da Saúde / Arquivo / OA

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que o Rio Grande do Sul não possui lotes de vacinas contra a dengue com validade próxima de vencimento nos próximos 30 ou 60 dias. Em 14 de fevereiro, o Ministério da Saúde autorizou os estados que tivessem doses com essas validades que flexibilizassem as idades e os municípios onde a vacina está disponível. Com isso, a estratégia de vacinação no Estado segue inalterada.

Atualmente as doses estão disponíveis em 67 municípios, incluindo Alvorada, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos — faixa etária que registra o maior número de hospitalizações dentro das idades recomendadas pela fabricante da vacina (de cinco a 60 anos).

Até o momento, o RS recebeu cerca de 82 mil doses da vacina Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma, das quais 48 mil foram aplicadas. Apenas 10.180 pessoas concluíram o esquema vacinal, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Validade

O lote mais próximo da validade no Estado tem prazo até 1º de julho de 2025. Essas vacinas foram entregues na primeira remessa, em abril de 2024, com 31 mil doses distribuídas para Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão.

Em junho do ano passado, o Ministério da Saúde incluiu outros 61 municípios das regiões do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai na estratégia de vacinação contra a dengue. Para esses municípios, a primeira remessa de 19 mil doses era de um lote com validade até 31 de julho de 2025. O Rio Grande do Sul possui ainda aproximadamente 31 mil doses com vencimentos entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, distribuídas entre os 67 municípios.

Fonte: SES / Governo do Estado