A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) tem atuado intensamente no resgate de animais, tanto silvestres como domésticos. Alguns, vítimas de acidentes, e outros em situação de maus tratos.
Na segunda-feira (24), um cachorro de grande porte, que estava abandonado no bairro Bela Vista, foi atendido a partir de denúncia feita pelos vizinhos. Os fiscais ambientais localizaram o cão acorrentado e com um corte profundo no pescoço. Quanto à alimentação e a água, eram fornecidas pelos moradores de outras casas. Conforme informações o proprietário da casa estaria internado e o cachorro teria ficado sob a guarda de seu filho.
Constatado o crime de maus-tratos e abandono, foi registrada Boletim de Ocorrência, devendo a Polícia Civil investigar o caso.
Em estado muito crítico, o animal está sob cuidados da Secretaria e recebendo atendimento veterinário.
“Infelizmente, casos como esse ainda acontecem, mas estamos nos empenhando para que isso cesse no município de Alvorada através de uma fiscalização atuante. Contamos com o apoio da população para denunciar maus-tratos”, falou o secretário do Meio Ambiente, engenheiro ambiental Leonardo Botelho.
Abandono no bairro Porto Verde
Na semana anterior, uma cadela que foi abandonada em uma rua do Porto Verde foi salva graças à atuação conjunta da comunidade, Guarda Municipal de Trânsito (GMT) e Smam. O animal estava em condições insalubres, preso em uma coleira curta, sem abrigo do sol ou chuva, água e nem alimento.
Moradores alertaram uma patrulha da Guarda Municipal que passava pela região. Esta acionou o resgate que foi realizado pelos fiscais ambientais. Devido à situação estressante em que se encontrava, a cadela estava muito brava. Foi usado o cambão veterinário para imobilizá-la e colocá-la na caixa de transporte com segurança. A cadela também está sob os cuidados da Smam. Os tutores deste animal não foram identificados.

Denúncia
Todos os alvoradenses podem contribuir para o fim desse tipo de crime, registrando denúncia pelo WhatsApp da Fiscalização: (51) 99351-3263. A equipe também pode ser acionada caso se encontre um animal silvestre perdido.
Fonte: Prefeitura de Alvorada