Foi assinado, na segunda-feira (17), um Protocolo de Intenções entre as Prefeituras de Alvorada e Porto Alegre, estabelecendo uma parceria para desenvolver projetos de infraestrutura, mobilidade urbana e serviços públicos. O acordo prevê cooperação técnica e troca de experiências entre os municípios, buscando soluções conjuntas para melhorar a cidade.
Com duração de dois anos, a parceria objetiva ampliar o planejamento urbano e viabilizar ações que tragam melhorias diretas para a população.
Com a formalização do protocolo, os dois municípios se comprometem a compartilhar estudos, conhecimentos técnicos e avaliar oportunidades de parcerias público-privadas e concessões para aprimorar a infraestrutura e os serviços prestados.
Entre os principais pontos da cooperação estão:
•Intercâmbio de experiências em projetos de urbanização e mobilidade;
•Reuniões estratégicas para debater melhorias nos serviços públicos;
•Capacitação técnica de equipes municipais envolvidas nas iniciativas;
•Avaliação de novas formas de gestão de equipamentos e espaços urbanos.
Cada prefeitura indicará representantes para acompanhar o andamento das ações e garantir que as propostas saiam do papel.
Conforme o prefeito Douglas Martello, o acordo deverá impulsionar projetos que exigem planejamento integrado, como concessões de praças, paradas de ônibus e sinalizações viárias.
Presente à assinatura, Giuseppe Riesgo, secretário de Parcerias de Porto Alegre. Também acompanharam o ato o vice-prefeito Valmor Freitas, secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), Roberto Silveira; de Obras e Serviços Urbanos, Cristian Silveira; Geral de Governo, Cristiano Oliveira e a secretária-adjunta da Smdet, Alini Artioli, além do deputado Estadual Felipe Camozzato (Novo).
Fonte: Prefeitura de Alvorada