Implantado na Capital em 2023, o programa de inclusão da rede municipal de ensino, denominado Incluir+POA, foi ampliado com assinatura de um termo aditivo pelo prefeito Sebastião Melo na quinta-feira (03). A iniciativa é executada em parceira com a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS), mantenedora, em Alvorada, do Colégio Êxito e parceria da Secretaria Municipal de Educação (Smed) no Programa Acolher e Incluir.
O aditivo assinado com a Prefeitura de Porto Alegre aumenta em 108% o número de atendimentos voltados à inclusão, com mais profissionais atuando nas escolas já a partir de abril, com investimento de R$ 3 milhões mensais.
Alvorada
Assim como em Porto Alegre, que tem o Incluir+POA, também as 32 escolas alvoradenses onde a ABESS atua recebem atendimento com o Programa Acolher e Incluir, que desempenha um papel central na política pública de educação inclusiva nas 32 escolas municipais. Em Alvorada a ação acontece por meio de uma equipe técnica composta por nove psicólogos, quatro assistentes sociais e 93 profissionais de apoio escolar, os Agentes de Educação Inclusiva.
Estes profissionais, assim como os que atuam na Capital, participam do Programa de Qualificação Profissional da ABESS que, inclusive, é reconhecido regionalmente pelos seus bons resultados e consequente valorização dos agentes.
O Programa conta com 40 horas de formação inicial, antes do agente assumir o cargo, e mais 150 horas de formação continuada ao longo do ano, “o que os qualifica para o trabalho nas escolas de Alvorada e também da Capital”, ressalta Laura de Andrade, diretora Executiva da ABESS.