Projeto “Doador do Futuro – 2ª edição” estreia em Canoas nesta segunda-feira (12)

As apresentações gratuitas acontecem na EEEM André Leão Puente

Na próxima segunda-feira, 12 de maio, às 14h e às 19h, o município de Canoas(RS) recebe a estreia da segunda edição do projeto “Doador do Futuro”. As duas apresentações gratuitas serão realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio André Leão Puente.

A trama conta a história de André, um jovem estudante de cinema que conhece seus três melhores amigos durante a faculdade. Juntos, decidem montar uma produtora audiovisual independente para gravar seu primeiro filme. Porém, durante as gravações, André é diagnosticado com leucemia, dando início a uma intensa jornada por um transplante de medula óssea.

Para dialogar com o público jovem de forma leve e envolvente, a Companhia Armazém, grupo de Artes Cênicas de Santa Maria, junto ao diretor Leo Roat, optaram por uma estrutura cênica diferente: a ordem das cenas é sorteada com a ajuda da plateia, tornando cada apresentação única.

A ficção “Doador do Futuro – Semeando Esperança” é inspirada na história real de Pietro Albuquerque, que veio a falecer em 2009, aos 19 anos, vítima de leucemia mieloide aguda (LMA), após não encontrar um doador de medula óssea compatível.

Visando conscientizar o público sobre a importância da doação de medula óssea, conceitos técnicos são apresentados de forma acessível e criativa, como a explicação de que a medula óssea é um tecido líquido presente no interior dos ossos, responsável pela produção dos principais componentes do sangue — essenciais para a sobrevivência de pacientes com doenças que afetam a formação normal das células sanguíneas.

Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, o projeto possui patrocínio das empresas Vero, Zaffari e Amberflex. O apoio é do Instituto Pietro e o planejamento cultural é da d.marin.