Programa Acolher & Incluir Alvorada amplia atendimento

ABESS e Smed aumentam em 50% o número de agentes nas escolas

Foto: Mariú MD / Especial / OA

A assinatura de um Termo Aditivo ao Programa Acolher & Incluir Alvorada amplia em quase 50% o número de Agentes de Educação Inclusiva atuantes nas escolas da rede municipal de ensino, passando de 93 para 138 profissionais.

O programa é aplicado nas escolas municipais, resultado de parceria entre a Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (ABESS) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed), e tem como objetivo atender os mais de 1.400 alunos que precisam de apoio especializado no município.

Além da assinatura, também houve a apresentação de novas ferramentas que serão aplicadas nas escolas, como uma máquina braille, cerca de 20 computadores e fones abafadores, garantindo mais recursos ao aprendizado.

O evento aconteceu na quinta-feira (15) na sede da ABESS em Alvorada, e contou com a presença do prefeito Douglas Martello, vice Valmor Freitas, do secretário da Smed, Ìtalo Mainieri, do presidente da ABESS, Rafael Lima, e da diretora executiva da instituição Laura de Andrade. Também presentes diretores das escolas municipais, colaboradores da ABESS e convidados, entre eles a alvoradense Mari De Bortoli, diretora da FASE.

Abrindo as falas da noite, a diretora Laura apresentou brevemente o Acolher & Incluir Alvorada, fez a entrega simbólica dos novos equipamentos, falou dos recursos para qualificação dos profissionais que atuam no município, da valorização dos trabalhadores que buscam formação e, por sim, ressaltou o compromisso da Associação com a construção de uma educação pública mais inclusiva, acolhedora e de qualidade para todos. “Este programa vem para mudar a história da educação inclusiva”, afirmou.

O presidente Rafael ressaltou a importância das parcerias, lembrando que a instituição é 100% alvoradense e que sempre contou com a contribuição de parceiros públicos e privados para o seu crescimento e consolidação em Alvorada.

O secretário Mainieri confirmou ser a educação inclusiva uma prioridade, o que foi confirmado pelo vice-prefeito Valmor, que considerou a ação como parte do choque de gestão do governo municipal. Encerrando, o prefeito Douglas lembrou que o tema da inclusão fez parte de seu programa de governo, quando candidato. “Neste período o Cemae registrou mais de 800 novo atendimentos, mas o grande objetivo é conquistar um atendimento 24 horas às famílias que enfrentam o TEA”, garantiu o prefeito.