Abertas inscrições para Conselho que irá gerir a Lei Aldir Blanc

Interessados devem encaminhar documentos até 16 de setembro

Com a aprovação da Lei Municipal 3.441, em 11 de agosto, foi publicado o edital que chama à formação do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Alvorada. Neste momento, a principal atribuição do Conselho será gerenciar a aplicação de auxílio financeiro às entidades e aos trabalhadores da cultura, durante a pandemia, vindos do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc.

Há espaço para representantes de diversos segmentos da cultura alvoradense, como música, audiovisual, entidades carnavalescas, movimento tradicionalista, belas artes, cultura hip-hop, capoeira, cultura afro, comissão organizadora da procissão de Nossa Senhora Aparecida, cultura Gospel e dança de rua.

Os interessados, tanto pessoa física ou jurídica, devem encaminhar a documentação necessária até o dia 16 de setembro. O edital que possui todas as informações necessárias, deve ser solicitado pelo e-mail gestaoculturalalvorada@gmail.com

Avaliação

Quanto à lei que regulamenta a criação do Conselho de Cultura, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Juventude, José Leandro Vinadé, lamenta algumas alterações promovidas pela Câmara de Vereadores. “Não conseguimos atingir o objetivo da funcionalidade e da continuidade nos processos”, avaliou ele que pertence ao quadro funcional da Prefeitura, como professor.

Quanto à necessidade de agilidade no processo, ele ressalta que o recurso da Aldir Blanc ainda não foi liberado, por ainda ser necessária regulamentação federal. “Temos de 60 a 120 dias para destinar recursos a partir da chegada dos recursos”, pondera Leandro.

Outra importante missão do Conselho, em conjunto com a Secretaria, será organizar o cadastro cultural em Alvorada, identificando artistas, entidades, produtores culturais e tudo o que for relacionado ao tema na cidade. Esses dados, informa o secretário, serão importantes para a captação de recursos, muito além do auxílio emergencial da Aldir Blanc.